Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2016

AS CRUZES DO CANGAÇO LANÇADO EM NOITE DE FESTA NO CARIRI CANGAÇO FLORESTA

Marcos de Carmelita e Silvania; Vanessa e Cristiano Ferraz

A noite de abertura do Cariri Cangaço Floresta 2016 nos salões da Câmara Municipal de Floresta teve seu ponto alto no lançamento do mais esperado livro sobre a temática deste primeiro semestre: "As Cruzes do Cangaço - Os Fatos e Personagens de Floresta" dos pesquisadores Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz.

Leonardo Ferraz Gominho foi o responsável pela apresentação dos dois florestanos ilustres. Com o talento que lhes é peculiar, Leonardo Gominho nos transportou no tempo e nos permitiu como em um caleidoscópio reviver e conhecer de perto essas duas personalidades que hoje fazem história em Floresta. Passando pelos tempos de criança, as brincadeiras, as professoras, as inconfidências dos adolescentes, as famílias, os sonhos, até chegar no mais ousado de todos: As Cruzes do Cangaço !

João de Sousa Lima teve a incumbência de apresentar a obra. Do alto de sua grande experiência de um dos maiores pesquisadores de campo da atualidade, para Sousa Lima foi fácil traduzir as veredas que levaram Marcos e Cristiano a chegar até as "Cruzes do Cangaço". Por meses os dois abnegados dedicaram uma boa parte de suas vidas na direção de colher os fragmentos da história de sua amada Floresta.

Mesa do Lançamento de "As Cruzes do Cangaço"
 Leonardo Ferraz Gominho apresentou os autores
 João de Sousa Lima apresentou a obra
 Cristiano Ferraz
Marcos de Carmelita

"Temos ao longo de nossa caminhada muitas satisfações. Por todo esse tempo percorrendo as trilhas da caatinga em busca de fragmentos desta verdade histórica que envolve uma das sagas mais extraordinárias do nordeste que é o cangaço, temos encontrados muitos, inúmeros vaqueiros da história; homens e mulheres dedicados ao que amam: A memória de seu chão e de sua gente. Desde os Mestres como Antônio Amaury, Frederico Pernambucano, Sérgio Dantas, Alcino Costa (in memoriam), dentre outros, até os talentos de uma geração mais nova e aqui me permitam não declinar nomes, pois são tantos e tantos... acabamos contatando com uma literatura vasta, responsável, muitas vezes polêmica, mas que vão construindo nossa base de conhecimento sobre o assunto, e aí nos deparamos com uma questão: Será que ainda temos o que contar ?" Provoca Manoel Severo, Curador do Cariri Cangaço.

 Marcos de Carmelita e os convidados ilustres da noite, na platéia

E conclui Manoel Severo : "Pois é, me permitam responder: Temos sim, ainda muito a contar, e como temos... Essa conclusão se fortalece mais ainda quando temos a oportunidade de entrar em contato com a obra dos pesquisadores e escritores Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz:"As Cruzes do Cangaço - Os Fatos e Personagens de Floresta" o primeiro de uma lavra que esperamos ser profícua" conclui Severo.

Primeiro Cristiano Ferraz destilou capítulo por capítulo, o que se encontrava por trás da preciosas linhas, um a um mereciam de Cristiano uma apresentação especial. Os temas , os personagens, os cenários, as abordagens... Por sua vez Marcos de Carmelita deixou as formalidades de lado e partiu para o centro do furacão... Percorrendo os corredores da Câmara Municipal Marcos ia identificando personalidades que fazem parte dessa história, remanescentes de um passado recente, um a um ia sendo apresentado pelo escritor; ali muitos dos que permitiram desvendar os segredos das "Cruzes do Cangaço" se encontravam e a emoção do momento tornava a noite mais que especial.

Público que lotou as dependências da Câmara Municipal de Floresta
Família Ferraz e Florentino prestigiando o Lançamento 
 Grande noite de autógrafos no Cariri Cangaço Floresta 2016
Cristiano Ferraz e Débora Novaes Ferraz
 Marcos de Carmelita e Junior Almeida

Por fim os escritores patrocinaram uma noite de autógrafos contemplando aos convidados do Cariri Cangaço Floresta 2016. As Cruzes do Cangaço - Os Fatos e Personagens de Floresta, de Marcos de Carmelita e Cristiano Ferraz; prefácio de Frederico Pernambucano de Melo, apresentação de João de Sousa Lima e orelha de Leonardo Ferraz Gominho.

Cariri Cangaço Floresta
26 de maio de 2016, Câmara Municipal
Fotos de Kiko Monteiro, Junior Almeida e José Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário