Seguidores

segunda-feira, 2 de maio de 2016

CANGACEIRA CRISTINA



Natural de Sergipe morava com sua família em uma fazenda no sertão desse Estado. Entrou para o Cangaço após a visita de um bando de cangaceiros à fazenda onde morava. De forma pacífica eles realizaram uma festa onde Cristina e outras mulheres começaram a dançar e algumas a flertar com os cangaceiros.

Cristina com o desejo de correr o mundo e iludida com a vida no Cangaço seguiu o cangaceiro Português, que se tornou seu companheiro. Com um olhar marcante que tinha como principal característica suas sobrancelhas grossas e bem arqueadas que muito lembram a pintora Frida Kahlo e um sorriso encantador, Cristina logo chamou a atenção do Cangaceiro Gitirana com quem teve um envolvimento amoroso. Gitirana era conhecido por ser repentista habilidoso. 


Após a descoberta da traição Cristina pede desesperada para ficar no grupo de Corisco e alega gostar de Gitirana, o que foi negado por Corisco que alegou que seria mais um ponto de discórdia sua permanência. Permitiu que a mesma ficasse por uns dias e em seguida seria devolvida à família em Própria, em Sergipe. No dia 20 de Julho, Cristina seguiu viagem montada num cavalo acompanhada por um coiteiro de confiança. Foi assassinada à facadas por Luiz Pedro, Candeeiro e Vila Nova. 

Oito dias depois, no dia 28 de Julho aconteceria a tragédia de Angico que ceifou a vida do rei do Cangaço e de alguns companheiros. A traição feminina significava desonra e desmoralização do Cangaceiro e era paga com sangue. No intuito de lavar a honra do traído. O assassinato da mulher traidora também era uma forma de demonstração do poder masculino sobre sua companheira.

Fonte de pesquisa: Lampião As Mulheres e o Cangaço
Páginas: 155 a 161.
Fotos: Benjamim Abraão

Fonte: facebook
Página: Noádia Costa
Grupo: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS
Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/627626204068166/?notif_t=group_activity&notif_id=1462200189212023

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário