Seguidores

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Professora LUITGARDE DE OLIVEIRA BARROS.


Uma das mais festejadas personagens deste vasto e qualificado universo do estudo e pesquisa do cangaço certamente é a nossa querida professora Luitgarde de Oliveira Barros, renomada pesquisadora e escritora, professora da UFRJ, Luitgarde tem estilo próprio, personalidade forte e coragem, tão própria da verdadeira mulher sertaneja. Dura quando necessário, incisiva sempre, precisa e direta, amável e atenciosa a vida toda.

Lá pelo ano de 2012; ao lado de Aderbal Nogueira e Felipe Caixeta; tivemos a permissão de acompanhar uma das mais espetaculares entrevistas já concedidas por Luitgarde. Eram quase oito da noite quando chegamos ao Ponta Mar Hotel em Fortaleza, depois de definirmos um local mais apropriado para as tomadas das imagens e da entrevista, tivemos o privilégio de por mais de três horas conversar com Luitgarde sobre temas palpitantes e polêmicos da história recente de nosso nordeste. Em pauta: Lampião, Padre Cícero, Luiz Carlos Prestes, Setembrino de Carvalho, Goes Monteiro, Agamenom Magalhães, José Lucena, João Bezerra... para ficar só em alguns dos muitos personagens protagonistas desta grande saga que é história de nosso sertão.

Luitgarde sem reflexos: Estilo duro e forte na direção da construção da verdade histórica

Luitgarde Oliveira, conhecida por sua natureza determinada e dedicação plena em tudo o que faz; autora de uma das mais completas obras sobre o cangaço; "A Derradeira Gesta", se mostrou inteira, sem rodeios, na inteireza de seu espetacular caráter e talento, resultando em uma de suas mais marcantes e reveladoras entrevistas. O encontro fez parte de um espetacular trabalho do documentarista Aderbal Nogueira. O fato é que a partir do que vivemos ao lado de Luitgarde naquela noite e dando-se sua entrevista como o ponta pé inicial daquele novo documentário com a marca da Laser Vídeo, com certeza não perdemos por esperar.

Em 2013 tivemos a maravilhosa oportunidade de contar com Luitgarde Barros como uma de nossas Conferencistas no Cariri Cangaço em noite brilhante no Memorial Padre Cícero. Luitgarde é sinônimo de polêmica, de determinação, mas acima de tudo de sabedoria. Valew Luit, que venha...!

Fonte: facebook

Link: https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário