Seguidores

sábado, 7 de maio de 2016

SOBRE A MORTE DO CANGACEIRO LUIZ PEDRO

Por Geraldo Júnior

A história do Cangaço é uma faca de dois gumes e é exatamente por esse motivo que é uma história tão fascinante.

A grande maioria dos assuntos relacionados ao tema tem duas ou mais versões e no caso da morte de Luiz Pedro não é diferente.

O Escritor e Pesquisador José Sabino Bassetti autor dos livros LAMPIÃO - CANGAÇO E SEUS SEGREDOS e LAMPIÃO - SUA MORTE PASSADA A LIMPO, um dos grandes conhecedores sobre os momentos finais do Rei do Cangaço, informou-me que durante suas pesquisas entrevistou os ex Soldados Volantes Mané Velho (Antônio de Jacó) e Elias Marques, antigos membros da Força Volante comandada pelo Tenente João Bezerra que participaram do episódio de Angico, onde foram mortos Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros, entre estes Luiz Pedro que foi morto pelo Soldado Mané Velho.

Segundo José Sabino Bassetti, Mané Velho e Elias Marques informaram que Luiz Pedro não teria conseguido sair do foco do tiroteio e tampouco teria voltado, como muitos afirmam, seja para cumprir promessa ou buscar bens materiais.


Afirmaram os ex Soldados que Luiz Pedro fora abatido no momento em que partia em fuga em busca de salvar sua própria vida, contrariando as demais versões sobre o episódio.

Uma outra versão sobre esse episódio diz que Luiz Pedro teria voltado porque Maria Bonita teria gritado e o lembrado da promessa que teria feito anos antes a Lampião, onde na ocasião jurou acompanhá-lo até o fim de sua vida e morrer ao seu lado.

Agora eu pergunto: - Como Maria Bonita, que foi baleada nas costas e no abdomên ainda no início do tiroteio, teria reunido forças para chamar (Gritar) por Luiz Pedro em meio a dor e ao barulho ensurdecedor provocado pelos fuzis e metralhadoras?

Sinceramente falando... existem certos assuntos dentro da literatura cangaceira que não é necessária muita inteligência para poder conseguir separar o joio do trigo. Basta utilizar a lógica.

E vocês estudiosos do tema o que acham?

Fonte: facebook
Página: Geraldo Júnior
Grupo: O angaço
Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=515553768608524&set=gm.1117719084907875&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário