Seguidores

sábado, 7 de maio de 2016

TOCAIANDO AS TOCAIAS

Por Clerisvaldo B. Chagas, 7 de maio de 2016 - Crônica nº 1.507

Escrevendo sobre vegetação e reservas ecológicas para o livro Geografia de Alagoas, resolvemos fechá-lo com a Reserva Tocaia, na periferia de Santana do Ipanema. Ali no final do Bairro Floresta, no lugar onde houve uma tocaia, no tempo da escravidão (episódio publicado por nós) encontra-se essa reserva de caatinga com 21 hectares que englobam o serrote Pintado, um dos montes que circundam a cidade. Houve somente uma tocaia, mas a tradição denominou a área de Tocaias. O nome da reserva, porém, acha-se no singular.

Detalhe da Reserva Tocaia (RPPN) em Santana do Ipanema. Foto (Clerisvaldo).

Ontem, sexta-feira, fomos gastar pneus até a vizinhança da fazenda Coqueiros, contemplar o mato esverdeado das últimas chuvas deste ano. Estava ali, completamente imexível a Reserva Tocaia, cujo perfume invade as narinas dos visitantes. Procuramos, mas não encontramos a placa indicativa e, resolvemos bater algumas fotos para homenageá-la com a melhor no livro em questão.

Famosa por ter sido a primeira reserva particular do estado, visitada por estudiosos e mesmo pela televisão, Tocaia passou a ser um dos pulmões verde que circundam a urbe. Ali dentro têm insetos, pequenas e muitas aves, serpentes, tatus, raposas, preás, saguins e outros animais. Veem-se baraúnas, cedros, imbuzeiros, imbiras, catingueiras, mulungus, diferentes arvoretas e cactáceas que estimulam os pesquisadores.

Temos ainda outras duas reservas de caatinga no município, porém, a do saudoso proprietário, Alberto Nepomuceno Agra, chama atenção por ter sido a pioneira e se encontrar tão perto do centro de Santana.

Fomos fotografando sem passar para dentro da cerca, todavia, a atmosfera de paz ronda quem chega num convite sentido e invisível de bem-estar.

Entre imburanas-de-cheiro, pereiros, velames e mandacarus, flutuam os espíritos dos protetores da caatinga. É bênção visitar uma Reserva.



http://blogodmendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário