Seguidores

sábado, 6 de agosto de 2016

GENTE DAS RUAS DE POMBAL: FÉLIX DE LOURDES FÉLIX TAVARES DE ARAÚJO

Por Jerdivan Nóbrega de Araújo

Ao perder o pai, ainda adolescente, Félix teve que abdicar dos estudos para, com os irmãos se dedicar a agricultura, assumindo um pequeno roçado nas terras da família, localidade de nome “Outra Banda”, na parte superior oeste do Rio Piancó.


Teve convites de parentes para deixar a cidade de Pombal e fazer como muitos fizeram, viajando para o sul do país para tentar a vida. Mas, para isso teria que deixar a sua mãe, o que fez com que essa opção fosse descartada. Optou por ficar na cidade procurando se profissionalizar, dividindo as atividades agrícolas e estudos com a buscar de uma profissão que lhes viesse garantir a subsistência. Tornou-se aprendiz de alfaiate – uma tradição da família -, com o seu tio José Benigno de Sousa (Lelé) que a época já era um renomado alfaiate da cidade, confeccionando “ternos” da melhor qualidade para políticos de todo o sertão paraibano.

Em pouco tempo Félix Tavares de Araújo já era um alfaiate respeitado na cidade de Pombal, confeccionando “ternos” da mais alta qualidade para políticos da cidade. 

Com a chegada das grandes confecções, as alfaiatarias artesanais caíram em decadência. Félix Tavares de Araújo aos pouco viu a sua clientela desaparecendo, ao ponto de ter que procurar outro meio de vida para sustentar a sua família. Montou um cassino e na década de 1970 um bingo -“ROMBÓ' - em Pombal e outro na cidade de Sousa.

Era filho do Comerciante José Tavares de Araújo e Benigna Lourdes de Sousa( dona Lourdes), casado com Gildeth Nóbrega de Araujo. Filhos: João de Oliveira Nóbrega Neto, José Tavares de Araujo Nóbrega Neto, Jerdi Nóbrega de Araújo, Jerdivan Nóbrega de Araújo, Jianete Nóbrega de Araújo, Jansser Nóbrega de Araújo (in memoriam), Josinete Nóbrega de Araújo e Josenite Nóbrega de Araujo.

Félix faleceu no dia 14 de novembro de 2000 na cidade João pessoa, e foi sepultado no dia 15 de novembro na cidade de Pombal.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário