Seguidores

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

LAMPIÃO IRIA OU NÃO PARA MINAS GERAIS?

Por José Sabino Bassetti 

Comentário do escritor Sabino Basseti sobre este trabalho do cineasta e pesquisador do cangaço Aderbal Nogueira. 
https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?fref=ts


Caro amigo Aderbal, Candeeiro disse a mim, que quando da travessia de Alagoas para Angico, o capitão disse que tencionava fazer uma viajem para o Estado de Minas Gerais. Que ninguém seria obrigado a acompanhá-lo, que levaria aqueles que quisessem ir. Também me disse o velho cangaceiro, que Lampião não contou seu objetivo. O estranho, é que bem pouco tempo antes, Lampião esteve reunido com seu bando e nada falou a respeito a nenhum chefe de grupo ou cabra. 

Lampião, não seria louco de tentar transferir o cangaço para um estado onde ele nada conhecia e nem possuía amigos, ou conhecidos. Por outro lado, Candeeiro não era homem de mentiras, nem de contar vantagens. Quanto ao Vinte e Cinco, nada posso dizer pois não conheci. Fiz duas tentativas para conhece-lo que não lograram êxito. Na minha opinião, se Lampião fosse mesmo mudar para Minas, levaria consigo além de Maria, mais dois ou três cabras de sua confiança. 

Não acredito que ele tentasse implantar o cangaço nesse estado. Enfim caro Aderbal, acho que essas dúvidas vão mesmo ficar no tempo, pois hoje não existe meios de se saber a realidade. Mas creio, aceito e respeito sua opinião. Abração cabra.

Ruas Ruas disse: TIRANDO DÚVIDAS

Bom dia a todos! 

Dulce Menezes minha sogra e ex-cangaceira do bando de Lampião, não se cansa de dizer que a proposta de Lampião era para vir morar em Minas Gerais. Eu ouço isto dela constantemente. E olha, que me criei junto à família dela, aqui em Jordânia-MG. 

Os seis meses que ela esteve no cangaço, acompanhando o Criança, (subgrupo de Zé Sereno) foram constantes na presença de Lampião. 

Escritor Antonio Amaury 

Uma certa vez, quando conheci o escritor Antônio Amaury, Dulce confirmou esta vontade de Lampião, e o escritor referido, um pouco grosseiro até, disse à própria Dulce que aquilo não era verdade, pois tinha conhecido 46 cangaceiros, e nenhum deles confirmou esta pretensão do rei do cangaço. Fiquei constrangido com meu colega Amaury. Será que estes 46 cangaceiros que o escritor entrevistou, conheceu Lampião? ... Dulce é uma mulher séria. 

Estou escrevendo um livro sob  ela, e garanto a vocês: Pode nascer outra mulher séria, não mais que ela. Fui a peça fundamental para tirar Dulce do anonimato, com aquela reportagem da Record, do dia 01/05/2014.

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/1276711055675343/?notif_t=like&notif_id=1470221595798533

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário