Seguidores

domingo, 18 de setembro de 2016

Dr. AUGUSTO SANTA CRUZ - O BACHAREL CANGACEIRO!


Do livro: Guerreiro Togado
De: Pedro Nunes Filho

No dia 6 de maio de 1911, Alagoa de Monteiro (atual cidade de Monteiro/PB) amanheceu gemendo debaixo de bala.

A obra relata uma história judiciária inacreditável sobre parte da vida de Augusto Santa Cruz, ex-promotor que entrou para o cangaço no início do séc. XX e depois torna-se juiz de direito!

O livro passa no efervescente ambiente político no sertão paraibano do início do século passado – 1910

RESUMO DA HISTÓRIA:

1. Formado em Recife, Santa Cruz vem a sua cidade Alagoa de Monteiro com ideais revolucionários; torna-se um jovem promotor eloqüente. Isso no início dos anos 1900. Deixa o Ministério Público. Indignado com acontecimentos políticos, forma um grupo de justiceiros. Invade o município natal, onde permanece por vários dias, fazendo autoridades reféns.

2. Depois, sai de Alagoa do Monteiro/PB e vai a Juazeiro do Padre Cícero, levando consigo várias autoridades, inclusive um promotor de justiça. São muitos dias de viagem; é perseguido sem sucesso. Vai deixando as autoridades ao longo do caminho. Em Juazeiro, recebe a “proteção" de padre Cícero, com quem permanece por 6 meses; o padre era um revolucionário como Santa Cruz.

3. Junta-se então a outros cangaceiros, formando um grupo de muito mais de uma centena de homens justiceiros!

4. Resolvem invadir Campina Grande na Paraíba. De Juazeiro a Campina a viagem é muito longa; antes, outras cidades são invadidas.

5. Para chegar a Campina, tinha que enfrentar o destacamento de São João do Cariri; alguns militares contra muitos cangaceiros

6. Em São João do Cariri, a batalha começa; os Cangaceiros pensam erradamente que o exército estava dando apoio ao delegado.

7. Cangaceiros batem em retirada; formam vários grupos; Campina Grande não é invadida; começa a perseguição aos fugitivos; vários morrem.

8. Levado a julgamento por seus crimes (políticos?), Santa Cruz é absolvido de todos; deixa o cangaço (ou a revolução que pretendia?).

9. Passado o tempo, Santa Cruz torna-se juiz de direito; mas já era conhecido como o bacharel cangaceiro. Certo dia, já juiz, chega a se deparar com uma emboscada de Lampião, que apenas queria conhecer o bacharel cangaceiro, homem valente ... Lampião não teve o apoio de Santa Cruz e deixou as terras de sua Comarca.

10. Santa Cruz ficou conhecido como juiz justo e independente.

No ano de 1926, ocorreu a batalha da Serra Grande, considerado o maior combate da história do cangaço. Por ironia do destino, o Dr. Augusto Santa Cruz era o Juiz Direito da Comarca de Vila Bela e, foi até a Serra Grande verificar os fatos de perto.

Postagem original: Fábio Ataíde - Juiz de Direito


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=945229445589000&set=gm.1315244428488672&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário