Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

FLORO BARTOLOMEU ERA MULHERENGO INCORRIGÍVEL

Por Lira Neto

Floro Bartolomeu, bigodão sempre cofiado e voz fanhosa, era uma mulherengo incorrigível. Apesar disso, - ou justamente por isso mesmo - permaneceu solteirão até o final da vida. 

Vestia-se com rigor: fraque, gravata, colete, chapéu e bengala com castão de ouro. Mas no calor das batalhas trocava tudo isso pelos providenciais chapéu de couro e cartucheiras no peito, como todo bom cangaceiro.


Amante da música clássica, não hesitou, porém em inventar o carnaval na recatada Juazeiro do Padre Cícero. Como se não bastasse, comandou pessoalmente a esbórnia, puxando o seu "Bloco das Baianas".

Tudo isso mesma época em que "os sambas" - festas movidas a forró, cachaça e confusão - eram interrompidos por sermões inflamados e bordoados de cajado do Padre Cícero.

Sua influência era tamanha que chegou a promover festas na própria casa de Padre Cícero. O tango colado e o passo do camelo eram as danças preferidas nestes arrasta-pés.  

 Fonte: Sábado O Povo
Fortaleza: 09 de março de 96
Ano: 2
Número: 90

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e membro da SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Chagas Nascimento (Chagas Nascimento).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário