Seguidores

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

SERENATA PARA LAMPIÃO.

Por Geraldo Júnior

Existem inúmeras histórias relacionadas com o cangaço e sobre Lampião que o povo conta e que geralmente vêm recheadas de fantasias, mistérios e mentiras. Porém nem todas essas histórias contadas são inverídicas, muitas dessas por não possuírem evidências e provas concretas, provavelmente perdidas no decorrer do tempo, acabam não sendo levadas em consideração pelos estudiosos (as) do assunto, e, com certa razão.

A história a seguir foi coletada pelo amigo Cassiano José que, além de ser um assíduo estudioso do tema cangaço, atua como cabeleireiro aqui na cidade de São Paulo/SP e durante um dos expedientes em seu salão ouviu a história de uma cliente e resolveu documentar e enviá-la para o conhecimento e analise dos amigos (as) participantes em nosso Grupo e Comunidade “O CANGAÇO”.

Quero que vocês leiam, analisem e tirem suas próprias conclusões.

Depoimento: Ana Cristina Dantas de Almeida.
Enviado por: Cassiano José
Leiam...

"(Avô) Antônio Dantas Santana.

Barroca (Povoado) – Pertencia a Cipó/Bahia, depois passou a pertencer a Ribeira do Amparo/BA.

O bando de Lampião passou e levou o cavalo do irmão do meu avô Antônio Dantas de Santana, era o cavalo que meu tio-avô tinha para trabalhar, então meu avô foi até lá onde o bando estava arranchado e conversar com Lampião e disse: 

- Seu Coronel, quando vocês passaram levaram o cavalo do meu irmão, o único que ele tinha pra trabalhar eu vim pedir para o doutor soltar.

Lampião perguntou: 

- Você conhece o cavalo?

Meu avô disse: 

- Sim.

Lampião:

- Então quando amanhecer e meus homens forem pegar os cavalos você mostra qual é o seu e pode levar ele embora.

Alguém disse/um morador com medo e querendo agradar Lampião que meu avô tocava violão.

Pronto! Meu avô teve que tocar a noite toda, mas ao amanhecer teve seu cavalo de volta.

Obs.: As pessoas tinham muito medo de Lampião diziam que eles matavam as crianças, minha avó morria de medo, mas minha mãe disse que nunca soube de fato de nenhuma história dessa, ela acha que muita coisa sobre ele a polícia inventava".

Depoimento de Ana Cristina Dantas de Almeida (São Paulo/SP)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=634874843343082&set=gm.1307792115900570&type=3&theater

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo O Cangaço

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário