Seguidores

sábado, 1 de outubro de 2016

O FENÔMENO LAMPIÃO


O fenômeno Lampião, o mais famoso cangaceiro,do nordeste, continua a ser estudado e o que dele se sabe ainda não é tudo. 

...Frederico Pernambucano de Melo

Frederico Pernambucano de Melo, diretor  da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, traça um dos peris mais detalhados do cangaceiro. 

Professor Diatahy Bezerra de Menezes - http://blog.opovo.com.br/

O sociólogo  Eduardo Diatahy Bezerra de Menezes constata que Lampião desperta maior interesse, ainda hoje, do que outros mitos mais recentes... Ele Mostra que figura tão contraditória só pode ser entendida se situada em seu tempo e no ethos cultural da ordem social sertaneja  onde a plebe rural, dominada, só dispunha de dois caminhos para insubordinar-se: o bando de cangaceiro ou o séquito de um beato.

Daniel Lins - g1.globo.com

O sociólogo Daniel Lins descreve os últimos momentos do guerreiro e sua companheira Maria Bonita trucidados por policiais em Angico. "Foi o fim de uma epopeia marcada pela tragédia que terminará com a lenda do ser invisível, enfeitiçado.


Entretanto, se vivo ele era tanto maquinaria de acontecimentos quanto maquinaria de guerra, morto ele tornar-se-à um ser histórico. O escândalo da morte é, antes de tudo, o da epiderme que não aguenta mais, do coração que para e dos pedaços de organismo que estouram triturados pelas balas. "Em Triunfo, será lançada a pedra fudamental do Parque Histórico do Cangaço, que terá uma estátua de 32 metros em homenagem a Lampião. 


Até um concurso para escolha da garota Maria Bonita e do sósia do rei do cangaço está programado. Lampião é um pretexto para se estudar a verdadeira história da denominação no Nordeste brasileiro. 

Fonte: Jornal "O Povo"
Cidade: Mossoró Rio Grande do Norte
Data: 08 de julho de 1997
Ano: ?
Número: ?

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e sócio da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Nascimento (Chagas Nascimento).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário