Seguidores

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

G U E R R E I R O T O G A D O

Por Teócrito Moura Maciel Malheiros

Leitura concluída!

Recomendo-a aos colegas Juízes, aos Promotores de Justiça, aos advogados, aos Bacharéis em Direito, aos historiadores/pesquisadores em geral e, sobretudo, àqueles que apreciam a boa literatura do gênero.
"GUERREIRO TOGADO"

Preciso, imparcial e surpreendente, o relato inserto na obra epigrafada - de autoria do escritor pernambucano, PEDRO NUNES FILHO - aborda e enfoca a controvertida figura do Bel. AUGUSTO SANTA CRUZ DE OLIVEIRA, brilhante advogado, homem destemido, "guerrilheiro" por força das circunstâncias políticas da época e, "a posteriori", Juiz de Direito do Estado de Pernambuco.

As cenas se desenrolam no início do Século XX, no lugar então denominado "LAGOA DO MONTEIRO" ( hoje, cidade e município de MONTEIRO ), localizado na região do Cariri paraibano.

O Dr. Santa Cruz, personagem principal do épico telado, recebeu epítetos diversos, dentre os quais, "Bacharel Cangaceiro" e "Cangaceiro Doutor"!

No que concerne ao autor da obra, Dr. Pedro Nunes Filho, trata-se, ele, de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Tributário pela UNIVERSIDADE DO RECIFE. 

Especializou-se, outrossim, em TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL, é membro da Sociedade Paraibana de Arqueologia e sócio do Instituto Histórico e Geográfico. Inobstante nascido em plagas mauricéias, Pedro viveu durante a sua infância e adolescência, entre os municípios tabajarinos de Prata e Monteiro. Na minha época de criança, tive o privilégio de ser seu companheiro, no Seminário Diocesano Cura D'Ars, em Campina Grande, onde dividíamos a mesma mesa no imenso refeitório do aludido "internato".

Orgulho-me disso!

O livro "sub-examine", além de poder ser encontrado nas boas livrarias, consegue igualmente ser adquirido junto a "GRÁFICA FAC FORM - RUA BARÃO DE ÁGUA BRANCA, 521, BOA VIAGEM - RECIFE - PE - FONE 55 81 3339-6566.

Os "MONTEIRENSES", sobretudo, não devem, jamais, prescindir da leitura dessa monumental obra literária. Afinal, ela constitui-se uma imersão na história das suas próprias origens.

(THEÓCRITO MOURA MACIEL MALHEIROS)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1908023642758589&set=a.1468538940040397.1073741828.100006529153968&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário