Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CATARINA A SECRETÁRIA

Por Vanessa Campos
Esta foto é da artista plástica Luciana Severo

Ela nasceu no povoado Brejo de Burgo, pertencente a Glória, antigo nome de Paulo Afonso, Bahia e recebeu o nome de Catarina Maria da Conceição. Sua família tinha o DNA do cangaço, uma vez que suas cinco irmãs eram cangaceiras do bando de Corisco, inclusive ela. Seus nomes:  Júlia, Rosa, Joana, Sabrina e Joaquina que tinham seus companheiros no mesmo bando.

Colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Catarina era uma curibeca, no dizer do pesquisador Renato Bandeira, ou seja, uma mestiça.  Entrou no cangaço para seguir “Nevoeiro”, mas ele morreu logo em combate.  

Nevoeiro é o terceiro

Quando esteve com Corisco, Catarina virou uma espécie de secretária de Dadá, a mulher de Corisco, o mais famoso cangaceiro depois de Lampião. Catarina seguia os passos da estilista do Cangaço, ajudando nas tarefas, fazendo seus mandados etc.

“Sabonete" o secretário particular da rainha do cangaço Maria Bonita. - José Mendes Pereira Mendes disse: - Nesta foto a gente percebe que Maria Bonita ainda era muito jovem. Talvez não era, mas aparenta uma mocinha ainda muito de pouca idade. Mas como a maioria das fotos foi feita por Benjamim Abraão, é possível que apenas pareça ser jovem.

Seu nome era Nascido Manuel Rosa o Sabonete e foi morto em combate em 1932. Ele aparece no filme de Benjamin Abraão entregando joias a Maria Bonita.

O cangaceiro Borboleta está nesta foto, mas não marcaram cada um com o seu nome, por isso, o http://blogdomendesemendes.blogspot.com não tem como identificar os cangaceiros, mas segue os nomes de todos, mesmo sem identificá-los na foto. -  São eles: Zé Sereno, Criança, Balão, Jurity, Novo Tempo, Pernambucano, Laranjeira, Candeeiro, Ponto Fino II, Quina-quina, Marinheiro, Cacheado II, Beija-Flor, Devoção, Borboleta, Chá Preto, Penedinho, Cuidado, Azulão.

Ilustrado por José Mendes Pereira

http://www.mulheresdocangaco.com.br/catarina-a-secretaria/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário