Seguidores

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

LAMPIÃO: CHACINA DO CARRO QUEBRADO

Por Raul Meneleu Mascarenhas

Lampião era desalmado sim! Nunca e por mais que tentem dizer que a sua história era de um revolucionário social, como alguns teimam em defender, o que ele era mesmo; era bandido sanguinário. 


Para mostrar isso, conto apenas uma de suas peripécias que todos que pesquisam o cangaço sabem de cor e salteado: O massacre de operários que faziam uma estrada de rodagem que ligaria Juazeiro a Santo Antonio da Glória (Que não consegui identificar Santo Antônio da Glória nos mapas anexos).


Quando ele soube que as obras tinham sido reiniciadas foi verificar, pois alguns meses atrás ele aconselhara suspender as obras, com a ameaça de matar os trabalhadores. Depois das ameaças, a obra fora paralisada, mas o governo mandou que fosse reiniciada e fornecera armas aos trabalhadores.


No dia 18 de outubro de 1929, Lampião apareceu para "vistoriar a obra" e cumpriu a promessa. Assassinou nove trabalhadores, que não tinham traquejo de armas, embora armados estivessem. Nem chegaram a empunha-las.

Essa covardia de Lampião nos é contada em diversos livros, com algumas variáveis, mas esse assassinato de trabalhadores ocorreu e está documentada.

http://meneleu.blogspot.com.br/2016/12/lampiao-chacina-do-carro-quebrado.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário