Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2017

MOSSORÓ: MORRE O JUIZ DE DIREITO APOSENTADO E EX-DEPUTADO ASSIS AMORIM

Só para efeito de arquivo. Seu falecimento foi no dia 04-02-2017
Assis Amorim foi vereador, deputado estadual e juiz de Direito em várias comarcas do RN (foto: web)/César Santos

Morreu na manhã deste sábado (4) em Mossoró o juiz de Direito aposentado Assis Amorim. Ele tinha 78 anos e enfrentava problemas de saúde por consequência do Mal de Alzheimer.

Os familiares não relataram maiores detalhes de sua morte, mas há pouco tempo Assis havia passado mais de um mês internado no Hospital Wilson Rosado. O corpo de Assis Amorim será velado no Centro de Velório Sempre, localizado à Rua Melo Franco, em frente ao Tiro de Guerra, Centro de Mossoró.

Henrique Alves e Assis Amorim em foto para campanha eleitoral no início da década de 70 (foto: web)

Além da carreira vitoriosa na magistratura, Francisco de Assis Freitas de Amorim também foi político, tendo iniciado a sua caminhada na década de 70, com apoio da tradicional família Alves. Ele foi vereador e deputado estadual defendendo o MDB, hoje PMDB, liderado no Rio Grande do Norte pelo governador Aluízio Alves.

Ex-governador do Rio Grande do Norte Aluízio e pai de Henrique Eduardo Alves

No final da primeira década 2000, com o surgimento dos “blogs”, Assis Amorim inaugurou a sua página na grande rede. No dia 24 de agosto de 2008, ele se apresentou: “Brasileiro, mossoroense, casado, juiz aposentado, advogado, vivedor inveterado e devoto incondicional de São Francisco e Santa Luzia.”


E escreveu:

“Eis-me aqui. Um apaixonado por Mossoró.

Nem poderia deixar de sê-lo. Afinal de contas, ninguém poderá ser apontado como maior admirador das admiráveis páginas de civismo da gente mossoroense:

Foto do acervo do jornalista, escritor, pesquisador do cangaço Geraldo Maia do Nascimento
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2014/12/major-romao-filgueira-16-de-novembro-de.html

Primeira cidade brasileira a libertar seus escravos, cujo movimento foi capitaneado por uma plêiade de conterrâneos de denodada bravura, liderados pelo bravo mossoroense Francisco Romão Filgueira; não se pode deixar de realçar a não menos importante página de coragem da mulher mossoroense, ao se insurgirem contra a convocação de seus filhos para participarem da Guerra do Paraguai, promovendo o chamado "panelaço".

Fonte: Pilórdia

Também foi a coragem dos mossoroenses que levou o nordeste brasileiro a decretar o fim do cangaço, por ter sido a heroica responsável pela primeira derrota do 


famigerado bandido Virgolino Ferreira - o LAMPIÃO - pela resistência do bravo mossoroense RODOLFO FERNANDES, que liderou um grupo de homens dentre os quais Manoel Duarte, o responsável pelo fuzilamento de COLCHETE e JARARACA, fazendo com que VIRGULINO e seus comparsas fugissem às pressas em debandada no rumo de Juazeiro do Ceará, terra do "meu padim Padre Cícero", onde já não encontraram o mesmo apoio do passado, partindo em retirada para o estado de Pernambuco, onde foram dizimados por volantes da Polícia Militar.

http://sednemmendes.blogspot.com.br/2015/05/celina-guimaraes-viana-era-professora-e.html

Também as mulheres mossoroenses, lideradas por Celina Guimarães, foram as responsáveis pela conquista do direito de voto da mulher, na América do Sul."

http://www.miqueascapuxu.com/2017/02/mossoro-morre-o-juiz-de-direito.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário