Seguidores

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

UMA PERGUNTA QUE MUITOS GOSTARIAM DE FAZER

Por José Mendes Pereira

Assim como eu, acho que muitos gostariam de fazer esta pergunta: será que Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita de Virgulino Ferreira da Silva o capitão Lampião conheceu todos os irmãos de Lampião?

É bem provável que dona Maria Bonita não conheceu todos os irmãos e irmãs do capitão Lampião, porque os familiares do perverso e sanguinário Lampião uma parte residia em Juazeiro do Norte, sobre  o olhar do religioso padre Cícero Romão Batista.

 Virgolino Ferreira da Silva o Lampião, ao seu lado o irmão Antonio Ferreira da Silva. Atrás está o outro irmão Levino Ferreira da Silva, e Antonio Rosa.

O cangaceiro Livino Ferreira da Silva irmão do capitão Lampião, foi abatido no ano de 1925, aproximadamente 6 anos antes da entrada de Maria Bonita à Empresa de Cangaceiros Lampiônica Cia, empresa esta que pertencia ao seu velho e apaixonado companheiro Virgulino Ferreira da Silva.


Provavelmente, Maria Bonita também não conheceu o irmão mais velho de Lampião, o Antonio Ferreira da Silva, pois este foi acidentalmente morte em 1927, e Maria Bonita só entrou para o  cangaço mais tarde. 

No dia em que Antonio Ferreira da Silva foi morto alguns cangaceiros estavam acoitados pelo coronel Ângelo da Gia, na fazenda Poço do Ferro, e jogavam baralho. Luiz Pedro estava numa rede e Antônio em pé. Antônio estava perdendo muito no jogo, enquanto disse a Luiz:

- Luiz, você está sentado nesta rede há muito tempo! Agora deixe que eu me sente um pouco aí.

O rapaz segurando o cano do fuzil, ao apoiar-se para levantar, bateu com a coronha no chão. A arma, destravada, disparou a bala que atingiu Antônio em cheio. Este, antes de cair, só teve tempo de falar: - Matou-me, Luiz. - http://cariricangaco.blogspot.com.br/2009/12/morre-antonio-ferreira-porantonio.html


O caçula Ezequiel Ferreira da Silva (1908-1931) foi abatido no dia 23 de abril de 1931, no tiroteio da Fazenda Touro, povoado Baixa do Boi, no Estado da Bahia, ponto conhecido como Lagoa do Mel. Este sim é provável que Maria Bonita conviveu com ele em companhia de Virgulino Ferreira da Silva, pois neste período Maria Bonita já fazia parte do cangaço do seu companheiro. 


Eu acredito que Maria Bonita conheceu o João Ferreira da Silva irmão de Lampião, já que ele morou pelas terras de Propriá no Estado de Sergipe.

Finalmente o João escolheu o que era bom para ele, talvez dizendo o seguinte consigo mesmo:

“ - Viver com dignidade é o meu lema. E não envergonharei os meus pais José Ferreira da Silva e nem Maria Sulena da Purificação, a Maria Lopes, os quais sofreram muito para me criarem, e tenho que retribui-los fazendo o bem, e não o mal. Mesmo sendo pobre, eu tenho que ser um homem da paz. Os horrores não me satisfazem". 

Mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que o João Ferreira da Silva tentou algumas vezes participar do cangaço, mas Lampião não deixou, dizendo-lhe que fosse cuidar dos seus irmãos.

Nota: O que escrevi não tem nenhum valor histórico para a literatura cangaceira. É apenas na minha imaginação.

Dos irmãos de Lampião Ferreira da Silva o João Ferreira (1902-?) foi o único que não abraçou o Cangaço.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário