Seguidores

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

NA BORDA DA MATA

Por Antonio Corrêa Sobrinho

A Inspeção do Trabalho me conduz aos quatro cantos do meu Sergipe. Ontem, a fim de verificar as condições de trabalho dos que fazem a limpeza pública do município de Canhoba, eu e o colega Antonio Neto resolvemos almoçar na beira do Velho do Chico, exatamente na antiga fazenda Borda da Mata, hoje pequeno povoado, nascedouro do, sem dúvida, mais conhecido governador de Sergipe, o doutor Eronides de Carvalho, filho do comerciante, fazendeiro e ex-prefeito de Canhoba, Antonio de Carvalho, mais conhecido como Antônio Caixeiro, este apontado pelos historiadores como um dos principais protetores de Virgulino Lampião. Borda da Mata que, nos idos de 1930, serviu de refúgio e ponto de apoio do imortal cangaceiro. 


Aproveitei o ensejo para tirar estas fotografias: das ruínas da imponente casa que, em 1969, doutor Eronides construiu, moradia que por muito tempo foi de uma sua filha; foto da antiga capela e de um resto da antiga residência do coronel Antonio Caixeiro, que, segundo me informou o dono do restaurante que nos serviu a saborosa moqueca, Lampião e seus companheiros se arranchavam quando visitavam a fazenda. Não poderia deixar passar a oportunidade e não fotografar as belas imagens que as águas do baixo do São Francisco nos proporciona. 


O que Sergipe tem em abundância é lugar por onde o rei do cangaço passou, embora os sergipanos, de uma forma geral, façam de conta que essa história não lhes pertence. E a Borda da Mata, penso, é um dos mais significativos, porque, salvo melhor juízo, foi um dos locais de fomento do cangaço, onde Lampião e o coronel se encontravam, ou seja, onde o cangaço e o coronelismo se "alimentavam" - prova robusta e insofismável de que o cangaço foi (mal) nascido e (bem) provido pelo coronelismo. 


Mas já que estamos falando de história, que Sergipe se acorde e chame o Brasil e o mundo para estarem aonde Lampião esteve, e inclusive morreu, porque, de mostrar e ganhar dinheiro com a história vivem também os povos.

Clique no link abaixo para ver todas as fotos

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=736443679897912&notif_id=1511994030234928&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário