Seguidores

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

NO CARIRI CANGAÇO

Por Kydelmir Dantas

No CARIRI CANGAÇO Floresta e Nazaré do Pico fecharam com chave de ouro a participação dos Cangaceiros Cariri neste ano de 2017. Principalmente - na minha opinião, mesmo não lá estando mas acompanhando pelas redes sociais e por telefone, através d@s amig@s presentes - as homenagens aos Nazarenos mortos em combate ao cangaceirismo foi importante e singular. O que dizer de um momento histórico destes? INSUPERÁVEL! Qualquer outra palavra vira pleonasmo. Homenagear a bravura dos Nazarenos foi, acima de tudo, um ato de reconhecimento àqueles que deram seu tempo, sua juventude e sua vida para combater o Cangaço. Neste momento faço meu preito de gratidão aos que conheci e tive a alegria de compartilhar um pouco de suas amizades: JOÃO GOMES DE LIRA, através de Rubelvan Lira e Família, MANOEL CAVALCANTI DE SOUZA (Neco de Pautília), através de Alaide Cavalcanti e Família,LUIZ FLOR, através de seu Ulisses e toda a Família Flor, SINHÔ DA BELEZA. Também à memória de MANOEL MARTINS, na pessoa de sua filha Maria Rita Araujo e a todos os familiares dos bravos filhos de Nazaré do Pico.



Sempre disse que "o cangaço é uma moeda de duas faces... De um lado estavam os cangaceiros, do outro as forças legais (Policiais volantes e contratados) e nas bordas os políticos e coronéis). Alguns livros da bibliografia cangaceira devem ser citados para se conhecer a outra face desta moeda:

LAMPEÃO: Memórias de um Oficial ex-Comandante de Forças Volantes - Optato Gueiros. São Paulo. 1953.


COMO DEI CABO DE LAMPIÃO - João Bezerra. Recife. 1940.


O CANTO DO ACAUÃ - Marilurdes Ferraz. Recife. 1978.


LAMPIÃO, MEMÓRIAS DE UM SOLDADO DE VOLANTE - João Gomes de Lira – Fundarpe. Gov.PE, 1.ed. - 1990.


O OUTRO LADO DO CANGAÇO: as forças volantes em Pernambuco - Roberto Pedrosa Monteiro. Recife. 2004.


O INCRÍVEL MUNDO DO CANGAÇO - Antônio Vilela de Souza. Edições Bagaço. Recife. Vol. 1. 2006.


O INCRÍVEL MUNDO DO CANGAÇO - Antônio Vilela de Souza. Edições Bagaço. Recife. Vol. 2. 2008.

A OUTRA FACE DO CANGAÇO: Vida e Morte de um Praça (Adrião Pedro de Souza) - Antônio Vilela de Souza. Edições Bagaço. Recife. 2015.


Kydelmir Dantas
Nova Floresta - PB.
Fotos: 1 - Neco de Pautília - Kydelmir - João Gomes de Lira (Carnaíba, 2005); 2 - Ulisses Flor (acervo da Família); 3 - Os Nazarenos (acervo Cangaceiros Cariri)

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010681625071

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário