Seguidores

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

VAMOS LEVANTAR OUTRO ASSUNTO POLÊMICO.

Por Geraldo Antônio de Souza Júnior

No ano de 1984 apareceu na cidade de Serra Talhada em Pernambuco um senhor que dizia ser Ezequiel Ferreira da Silva (Ezequiel Profeta dos Santos) irmão de Lampião que, ao que apresenta a história escrita e documentada até então, teria sido morto durante o combate ocorrido na Lagoa do Mel no dia 24 de abril de 1931, quando Lampião e seus homens atacaram de surpresa a Força Policial Volante baiana comandada pelo então Tenente Arsênio Alves dos Santos, que naquela ocasião havia parado junto a um tanque natural d’água (Tanque do Touro) para a tropa beber água e descansar da estafante viagem que fazia pelos sertões, principalmente o baiano, na caça aos bandoleiros.

Durante o ataque-surpresa por parte dos cangaceiros contra a Volante o Tenente Arsênio Alves dos Santos, mesmo em meio à intensa fuzilaria, consegue alcançar a metralhadora que transportavam naquela ocasião (Hotchkiss) e disparar contra os atacantes, cessando momentaneamente o avanço inimigo, dando dessa forma tempo para que ele e alguns soldados que ainda resistiam, conseguissem fugir do local. Cessado o tiroteio do lado cangaceiro havia um morto. Era ele Ezequiel Ferreira irmão de Lampião. Essa é a versão “oficial”, se assim podemos dizer, contada e documentada até o presente momento.

Cinquenta e três anos depois do ocorrido chega à Serra Talhada/PE um senhor residente no estado do Piauí, dizendo ser Ezequiel Ferreira e que naquela ocasião estava vindo à região em busca de documentos para dar entrada em sua aposentadoria. Segundo ele a sua morte foi arquitetada por Lampião, foi realizada uma trama, para que ele pudesse sair do cangaço de forma que não acarretasse a posterior perseguição por parte dos inimigos. Em seu lugar teria sido morto outro cangaceiro pertencente ao bando.


Em Serra Talhada o suposto Ezequiel Ferreira procurou familiares e amigos que conheceu ainda durante sua juventude, tendo inclusive, não se sabe perfeitamente por quais motivos, sido reconhecido por muitos que o conheceram no passado. Por outro lado estudiosos e pesquisadores a exemplo de Hilário Luchetti e Magérbio Lucena, que inclusive fotografaram gravaram entrevista com o personagem em questão, afirmaram se tratar de um impostor, por desconhecer fatos e nomes de pessoas próximas à ele.

Essa gravação (Vídeo) foi apresentada a um reduzido número de estudiosos do assunto e dividiu as opiniões.

Após esse acontecimento o suposto Ezequiel Ferreira deixou a região do Pajeú não retornando mais. Falecera no estado do Piauí. Deixando para trás essa dúvida terrível que ainda hoje perturba o pensamento de estudiosos do tema.

Se essa história tem se confirmado certamente mudaria o rumo da história cangaceira, pois levantaria dúvidas quanto a outras histórias e reforçaria outras versões que diz respeito a outras supostas simulações de mortes de cangaceiros e tudo que foi escrito sobre esse fato até então teria que passar por correções.

Diante dos fatos e evidências... qual a sua opinião?

A morte de Ezequiel Ferreira teria sido uma “armação” arquitetada por Lampião ou esse personagem seria simplesmente um impostor?

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=879464622217435&set=a.110305082466730.20279.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário