Seguidores

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

ARMAS POUCO CITADAS [CONTINUAÇÃO ...

Material do acervo do pesquisador do cangaço Renilson Soares

Citaremos aqui armas que pouco aparecem em biografias e estudos referentes ao período que envolve o cangaço. Mas seguramente, podemos deduzir pelas evidencias e contemporaneidade destas com aquelas já citadas que, provavelmente tenham feito parte de algum duelo, assim como, das refregas ocasionadas pela guerra na caatinga.

Exemplos:
*A pistola semiautomática Ruby acima é mais conhecida como Pistolet Automatique de 7 milímetros .65 gênero "Ruby", arma auxiliar francesa da Primeira Guerra Mundial . Uma arma muito internacional, foi projetada com base no FN Modelo 1903, um projeto de John Moses Browning produzido pela empresa belga FN Herstal e foi produzido por mais de 50 empresas espanholas, mas principalmente por Gabilondo e Urresti (o "Gabilondo" Ruby "oficial").


*O Webley Revolver (também conhecido como Webley Top-Break Revolver ou Webley Self-Extracting Revolver) foi, em várias marcas, uma pistola de serviço padrão para as forças armadas do Reino Unido e o Império Britânico e a Commonwealth , de 1887 até 1963.


*Em 1875, a Comissão de Melhoramentos do Material fez uma avaliação técnica de diversos revólveres: Colt, Lefaucheux,Chamelot-Delvigne, Tackels, Galand, Spirlet e Gerard, escolhendo este último para substituir os Lefaucheux: "dentre todos eles preferiu o Gerard não só por ser o mais simples, o mais barato e o mais sólido, como por ter dado melhor resultado nas experiências...". Essa decisão não foi levada adiante, contudo, e os velhos Lefaucheux da guerra do Paraguai continuaram em uso por mais alguns anos.


*O British Bull Dog foi um tipo popular de revólver de bolso de quadro sólido introduzido por Philip Webley & Son de Birmingham, Inglaterra, em 1872, e posteriormente copiado por fabricantes de armas na Europa Continental e nos Estados Unidos. Caracterizou um barril de 2,5 polegadas (64 mm) e foi fornecido para cartuchos .44 Short Rimfire, .442 Webley ou .450 Adams, com um cilindro de cinco rodadas. Webley produziu versões menores de calibre .320 Revolver e .380 mais tarde, mas não as marcaram com o nome do British Bull Dog.

*O Velo-Dog era um revólver do bolso criado pelo armeiro francês Charles François Galand em 1894 e utilizados em toda a Europa, sendo concebido como uma arma defensiva para ciclistas na defesa do ataque de cães vadios.


*A Fundição e Indústria de Armas Lerap concentrava sua maior produção nas garruchas de dois canos, baseadas nos tradicionais desenhos das importadas da Espanha e da Bélgica, em calibres .320 e .380, utilizando cargas de pólvora negra. Suas talas eram de plástico negro com acabamento zigrinado e o acabamento era niquelado.

Fonte/texto: [Recorte do Artigo] Armas: as ferramentas do cangaço (Por *Soares Sousa, professor de História/UNIR, Especialista em História Militar/UNISUL).

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário