Seguidores

sábado, 20 de janeiro de 2018

INDICAÇÕES DE LEITURA SOBRE PRESENÇA FEMININA NO CANGAÇO

Por Noádia Costa

A presença feminina no Cangaço não se reduziu as cangaceiras Maria Bonita e Dadá. Desde o final de 1930, quando Maria Bonita se torna a primeira mulher a fazer parte de um bando de cangaceiros, até 1940 quando o Cangaço chegou ao fim, mais de 70 mulheres fizeram parte dos vários subgrupos de cangaceiros.







Algumas cangaceiras se tornaram conhecidas, já outras permaneceram no anonimato e pouco se sabe sobre a trajetória de tais mulheres no Cangaço . O mais importante é que que vários pesquisadores tem feito excelente trabalho de resgate da história dessas mulheres. A questão de gênero recorrente no Cangaço, tem sido sanada. E muito se tem produzido sobre as mulheres do Cangaço.







Para quem deseja conhecer e se aprofundar sobre a história das cangaceiras, temos vasta bibliografia com informações e detalhes importantes da vida de tais mulheres. Vale a pena ler e conhecer um pouco da presença feminina no Cangaço, essa parte da história do Brasil que na maioria das vezes cai em esquecimento nos livros didáticos e raramente tem sido trabalhada nas universidades.


https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário