Seguidores

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O MOVIMENTO ARMORIAL E SEU CRIADOR: ARIANO SUASSUNA


Francisco Miguel de Moura*

Comecemos pelo nome ARMORIAL e a definição do movimento artístico-cultural: “A Arte Armorial Brasileira é aquela que tem como traço comum, principal, a ligação com o espírito mágico dos folhetos do Romanceiro Popular do Nordeste (Literatura de Cordel) com a música de viola e rabeca ou pífano que acompanha os seus cantares, e com a xilogravura que ilustra suas capas, assim como com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares com esse mesmo romanceiro relacionados” (in ‘Jornal da Semana”, de 20-5-1975). Mas o Movimento foi um pouco tardiamente definido, em seus princípios, pois já existia desde que, oficialmente, em 18 de outubro de 1970, tendo à frente o Prof. Ariano Suassuna, já acompanhado por um grupo de escritores e artistas, e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco, foi publicamente proclamado. Marcando o lançamento ARMORIAL, houve na mesma Universidade: a realização de um concerto e uma exposição de artes plásticas, no Palácio de São Pedro, no centro da cidade. Dentre os escritores e nomes importantes da cultura nordestina que o apoiaram no primeiro momento, estavam o Antônio Madureira, Francisco Brennand, Raimundo Carrero, Gilvan Samico e Géber Accioly.

Está claro que, ao iniciar esse movimento cultural, Ariano Suassuna teve por objetivo valorizar a cultura popular do Nordeste. Mas há de acreditar-se que ele já pensava em termos mais amplos, visto que falara da “PRETENSÃO DE MOSTRAR E REALIZAR UMA ARTE BRASILEIRA BÁSICA A PARTIR DAS NOSSAS RAÍZES, PARA ESTENDER-SE A TODO O PAÍS”. 
  
Segundo Suassuna, “a palavra armorial é tomada no sentido do conjunto de insígnias, brasões, estandartes e bandeiras de um povo, e a heráldica (parassematografia), é uma arte muito mais popular do que qualquer outra”. Dessa forma, o nome que escolheu não tem nada de moderno nem “modernoso”.  Ao contrário, leva-nos a pensar as raízes e costumes históricos, ancestrais, de um povo, de uma nação. E foi este o seu desejo: começar das raízes e chegar ao atual, numa ligação que se estendesse (e se estendeu, pelo menos em termos de Nordeste), à pintura, à música, à literatura e demais outras: cerâmica, dança, escultura, tapeçaria, arquitetura, teatro, gravura, chegando até o cinema. Resumindo: universalizar, pela arte, a expressão dos sentimentos que permanecem na tradição da sociedade, do povo, tudo aquilo que é bom e belo. Quem quiser diga que isto é estilizar, modernizar, criar novo estilo, recrear. É tudo ao mesmo tempo, sem esquecer a tradição, porque o que fica da tradição, nas manifestações artísticas, quem melhor sabe traduzir o melhor para a sociedade.

No seu pensar, sentir e saber altamente criativos, Suassuna deu grande importância aos folhetos do romanceiro popular nordestino, a chamada Literatura de Cordel, por achar que neles se encontra a fonte de uma arte e uma literatura que expressam as aspirações e o espírito do povo brasileiro, além de reunir três formas de arte: as narrativas de sua poesia, a xilogravura que ilustra suas capas e a música, através do canto dos seus versos, acompanhada por viola ou rabeca.
  
Suassuna apontou também como importantes para o MOVIMENTO ARMORIAL, “os espetáculos populares do Nordeste, encenados ao ar livre, com personagens míticas, cantos, roupagens principescas feitas a partir de farrapos, animais misteriosos”. E cita “o boi” e o “cavalo marinho”.  Por fim, não foi esquecido o mamulengo - teatro de bonecos nordestino - também como fonte de inspiração, visto que essa espécie de dramaturgia é um modo singular de encenação e representação bem brasileiro, espalhado por pequenos grupos e até por artistas individuais e seus familiares, dedicados inclusive à diversão infantil.
  
Pego, agora, a importante deixa do Suassuna e lembro que, quando eu era menino, acompanhava o “reisado” - na parte do Piauí já perto do limites com o Ceará, como é Picos – representação não tão semelhante ao “bumba-meu-boi”, mas com ele confundido. O “reisado” é diferente. É feito à noite e o grupo teatral sai de casa em casa com seus apetrechos, músicas, cantos e artistas para alegrar o povo do lugar. As figuras do tal teatro popular das partes do Nordeste mais seco são: o boi, a burrinha, o avestruz, a ema, o lobisomem, as damas, todas comandadas pelos caretas, normalmente três. Começa no Dia de Reis, ou seja, em 6 de janeiro. Essa brincadeira acontece à noite e vai até alta madrugada, quando não até o dia seguinte. 
  
Para finalizar, com uma pequena comparação dos movimentos literários brasileiros passados e presentes, Wilson Martins, grande historiador e crítico, em seus “Pontos de vista”, disse: “O Modernismo acabou algum tempo depois da Semana de 1922. Daí por diante tudo é Modernidade e se traduz por movimentos: - movimento da poesia concreta, da poesia práxis”, do romance de 30, etc. Para mim, os movimentos representam grupos que se estendem mais ou menos por algum espaço e tempo limitados. Não sei se com o Movimento Armorial vai acontecer o mesmo. Ou se é uma escola literária para muito tempo. Acredito na última hipótese e o interpreto como uma espécie de volta ao Romantismo, pela ingenuidade visceral, pela sentimentalidade de tentar unir as artes através dos usos e costumes do povo. Porém é diferente no sentido em que os artistas já aprenderam a lição de que o clássico nunca morre, a literatura e as artes devem ser sempre estilizadas, provenha o seu sumo do Romantismo ou do Realismo, as duas escolas literárias que se rivalizam e as únicas existentes, conforme concordam a maioria dos críticos. E eu me confesso um deles. Assim, nem toda literatura de cordel é boa arte, nem toda arte popular terá longa vida se não entranhar-se por um terceiro caminho. É preciso que o poeta ou o prosador tenha um mínimo de consciência da técnica da escrita, do verso, da palavra, do ritmo, do som, do tom, da luz e do movimento. E isto deve ocorrer em todas as artes. O MOVIMENTO ARMORIAL, que começou com uma obra tão profunda e bem elaborada como a de Ariano Suassuna, “O romance da Pedra do Reino”, tende a refinar-se, tornar-se clássico, depois da incorporação do povo e seu saber. Segue, assim, o mesmo rumo dos demais movimentos que se prezam, na história das artes e da sociedade. 

*Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras - Piauí,  da União Brasileira de Escritores - São Paulo e Associação Internacional de Escritores e Artistas -Estados Unidos.   

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário