Seguidores

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

- A DOMINGUEIRA - ‘A VIOLÊNCIA OFICIALIZADA NO TEMPO DO CANGAÇO'


https://www.youtube.com/watch?v=6dZU5zz283A&feature=youtu.be

O sertão nordestino andava em frangalhos pelas ações dos bandos de cangaceiros e pela violenta maneira de agir dos componentes das volantes perseguidoras.

Aquelas pessoas que se encontravam no meio da ‘coisa’, os vaqueiros, lavradores, meeiros, posseiros e etc., em fim, os camponeses, e mesmo alguns que moravam nas vilas, povoados e pequenas cidades, sofriam a peste quando se encontravam com um bande de cangaceiros e, às vezes, pior ainda, quando se encontravam com uma volante perseguidora de bandoleiros. Poderíamos dizer com total segurança que o velho ditado: “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”, para elas cairia como uma luva.

O pesquisador Aderbal Nogueira, em mais um belíssimo trabalho jornalístico vem nos mostrar a parte, ou parte, da violência pratica pelos volantes na época do cangaço.

Os cangaceiros praticaram violência com suas vítimas, isso é sabido por todos, porém, a violência aplicada nos sertanejos por integrantes da Força Policial não é do conhecimento de todos.

Aqueles que sabem como foi, ou mesmo aqueles que padeceram debaixo do chicote dos volantes, não disseram por medo de represália. Em contrapartida a maioria dos depoimentos contidos nesse documentário são de ex-volantes que integraram a Força Pública de vários, e em vários, Estados da Região.

“Depoimentos sobre a violência policial no tempo do cangaço. Poderia ter feito inúmeros vídeos mostrando a violência dos Cangaceiros, mas isso... todos já sabem. Esse vídeo foi feito para reflexão e também para fazer um paralelo com a violência dos dias de hoje.”
Produção Aderbalvídeo

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário