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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

LENDO E APRENDENDO



Literatura Potiguar, Editora Autores Associados/ADURN/Cortez Editora, Coleção Teoria e Prática Sociais, Ano 1982, LENDO E APRENDENDO - A CAMPANHA DE PÉ NO CHÃO, José Willington Germano. Capa: Jeronimo Oliveira.

José Willington Germano

O início da década de 60 (1960-1964) foi pródigo no que diz respeito ao aparecimento de movimentos e campanhas de educação que propunham desenvolver práticas alternativas à educação convencional. Foi nesse período em que, por exemplo, Paulo Freire desenvolveu as suas experiências e sistematizou o seu conhecido método; surgiu o Movimento de Educação de Base (MEB) e o Movimento de Cultura Popular (MCP) deitava suas bases em Recife. Esse também foi o período em que despontou e se desenvolveu em Natal (RN), a Campanha "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler", conhecida pela sua originalidade. Este trabalho apresentado originalmente como dissertação de mestrado em sociologia, consiste num estudo sobre a mencionada Campanha em suas várias dimensões. Trata-se, pois, de uma contribuição com vistas à recomposição da memória histórica da Campanha, não somente no que diz respeito às suas formas peculiares de organização e ao seu desenvolvimento respectivo, bem como no tocante ao contexto histórico em que surgiu. Com efeito, isto significa, em primeiro lugar, que uma preocupação marcante permeia este estudo, qual seja, o de empreender uma investigação das relações entre política e educação e, a partir daí, tentar desvendar o que possibilitou o desenvolvimento de tais práticas educativas, e, em particular, da Campanha "De Pé no Chão..." Nesse sentido, a crise econômica e a crise política (o colapso do populismo) das classes dominantes e a ascensão política dos trabalhadores urbanos e rurais foram decisivas para que isso ocorresse. O movimento militar de 1964, entretanto, pôs fim à Campanha "De Pé no Chão Também se Aprende a Ler", debaixo de severa repressão.

Assim delineado, este livro deve ser objeto de interesse de todos aquelas que se preocupam com a questão da educação em nosso país, principalmente quando se sabe que nos últimos anos ela vem se distanciando. É preciso, pois, repensar a educação, e o relato e análise de experiências passadas podem jogar um papel de uma prática educativa que se pretenda questionadora.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gomzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

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