Seguidores

domingo, 11 de março de 2018

A ÁGUA SEMPRE FOI DIFÍCIL NA REGIÃO DO NORDESTE BRASILEIRO

Por Francisco Carlos Jorge de Oliveira

Como todos nós pesquisadores do Cangaço já sabem, a água sempre foi escassa na região nordeste do Brasil. Os sertanejos usavam os métodos mais simples e primitivo para se obter esse elemento de fundamental importância para a sua sobrevivência na época das secas. 

Havia vários cursos d’água, rios, riachos, córregos e também lagoas, alagadiços e caldeirões, mas às vezes quando esses recursos encontravam-se enxutos pelo sol; os caboclos cavavam um buraco no leito seco de um rio, onde com muita dificuldade se obtinham a água, e pacientemente se esperava que a lama se assentasse no fundo para colhê-la um pouco mais limpa, e assim enchia suas cabaças levando-as para casa. Esses buracos chamavam-se “cacimbas.” 


Lampião e seus asseclas muito sofriam com esta incomoda situação, passavam muito dias sem tomar banho, pois a água armazenada em seus cantis, mal dava para saciar a sede, imaginem como seria a higiene pessoal, mas mesmo assim os cangaceiros apresentavam-se todo bem barbeado, porém para amenizar o forte cheiro do suor, eles passavam perfume em excesso; o que causava um odor insuportável no qual os macacos volantes denominavam “ bodum,” eram sentidos a distancia. 

Bem! Pros homens era até mais fácil, mas imaginem a situação das mulheres após o coito.

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário