Seguidores

domingo, 1 de abril de 2018

NA PRIMEIRA LUZ DE TUDO

*Rangel Alves da Costa

A poesia toma de seu encanto e versifica segundo os dotes do poeta: No alvor do primeiro amor... No dilúculo onde brotam as flores mais belas da vida... Na alva que resplandece a primeira luz de toda janela... Tudo a significar a aurora como prenúncio de tudo.
A aurora, substantivo feminino e tão poético, é também conhecida por muitos nomes, muitas outras designações. Eis que aurora é a primeira luz da manhã, é amanhecer, alvorecer e alva celeste. Aurora é também o nome da deusa mitológica do amanhecer.
Aurora é claridade que precede o nascer do sol, vem antes da própria manhã. O homem desperta, abre a janela e abraça a aurora como se fosse a vida. Instante em que as folhagens enxugam os olhos do orvalho, as pétalas das flores se movem esperando a primeira luz, a natureza vai despertando exuberante e encantadoramente bela.
E ainda quantos nomes bonitos para a aurora, assim como alvor, alvorada, dilúculo, antemanhã, advento, primeiro sorriso, primeira palavra, primeiro gesto. Hora em que o homem ainda se despede dos sonhos e a vida já começa a luzir lá fora.
Dizem que o galo desperta na aurora e canta para chamar a manhã. Mas o que o homem ouve não é o canto do galo, mas a cantiga da madrugada olhando para a noite amada e a ela dizendo que voltará para novo encontro na escuridão.
Com a aurora se tem os primeiros anos de vida, a infância, a criancice. Assim, no homem, aurora é o princípio de tudo. Neste sentido escreveu o poeta Casimiro de Abreu: Oh que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais...
Por aurora se tem a primeira claridade de uma visão, o começo, a origem, a parte primeira de qualquer coisa. As cores na paleta do artista que sobe o monte ainda na escuridão para pincelar os primeiros movimentos do dia. Também é aurora o primeiro pensamento buscando a mulher amada.


Na Bíblia, a aurora do mundo, do homem e dos seres está na Criação, no Gênesis. Eis que no início de tudo, na aurora da existência, Deus criou os elementos e deu o sopro da vida para que seguissem os seus destinos.
Aurora que é irmã do Sol e da Lua, e de tão bela jamais envelhece. Adormece quando irrompe a manhã, mas não sem antes alimentar os seus quatros filhos, que são os ventos norte, sul, leste e oeste. Ao se despedir com seu tênue fulgor, deixa no rastro uma luz maior, que é abraçada pela manhã e que dá cor à paisagem quando a janela do dia é aberta.
Mas aurora também é instante de nascimento da luta, do despertar para o labor do dia. O homem acorda antes do amanhecer porque a manhã já é seu suor. Levanta no bronzeado da hora e vai encontrando outras cores pelo caminho.
Sertanejo que se preza levanta ainda na madrugada. Na luz do candeeiro faz a benção primeira, procura apetrecho, ajeita o gibão, vai alimentando o embornal e coloca num canto a ferramenta de luta. Abre a porta ao alvorecer, olha pra barra todo esperançoso de chuva, depois acende o fogão e esquenta o café.
Ou mesmo vai se preparando para tirar o leite da vaquinha no curral. Ajeita o balde, estica a corda, se assegura de tudo. O leite sai quentinho do peito da vaca, esguichado no prato com farinha seca. E esse primeiro alimento do dia é o de mais sustança que possa existir naqueles sertões. E quando a manhã ainda nem despontou o leite já está sendo derramado por cima do cuscuz de milho ralado.
Na aurora a prostituta se despede da vida. Ou daquele momento da vida. Ainda pintada, cheirando a bebida e sexo, com olhos pintados e pálpebras injetadas, toma a última dose, acende um cigarro e procura o último cliente. E depois foge da manhã com medo do sol e da nudez de sua face.
A cidade ainda nem acordou e a aurora já se faz pronta para ir embora. Poucos são aqueles que acordam para viver a magia desse momento. Ora, não é noite nem madrugada, não é manhã nem luz do dia. Apenas uma fronteira onde a escuridão encontra as primeiras cores de um novo tempo.
Mas a aura da aurora se vai. Tudo passa, tudo tem o seu fim. Mas renasce para novamente resplandecer.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário