Seguidores

sábado, 5 de maio de 2018

DIA CONSAGRADO À “SONORA E POÉTICA” LÍNGUA PORTUGUESA ::::::::: CERVANTES ASSINALOU QUE: “A LÍNGUA PORTUGUESA É A MAIS SONORA E MUSICAL DO MUNDO”

Por Ariano Suassuna

O Dia da Língua Portuguesa é festejado anualmente em 5 de maio entre os países lusófonos. Durante esta data, os países que formam a CPLP promovem eventos especiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Tal resolução de homenagem cultural tem o objetivo de promover a consciência de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.

A CPLP, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Foi instituída em 1996 e é formada de nove membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Belíssima Póvoa do Varzim, terra do romancista Eça de Queirós. ... Mundo Português.

Na riquíssima literatura de Portugal. O poeta cantor universal Luiz de Camões d’Os Lusíadas; Júlio Dinis, poeta e escritor, d’As Pupilas do Senhor Reitor; O festejado poeta do Arcadismo português Manuel Maria Barbosa du Bocage; Eça de Queirós, de Primo Basílio e Os Maias; Alexandre Herculano, grande autor do Romantismo português, criador de O Monge de Cister (do tempo de D. João I) e Eurico, o presbítero; Antero de Quental, ácido poeta da geração de 1870; A poesia multiforme de Fernando Pessoa; A tumultuosa e inquieta poetisa Florbela Espanca; O ficcionista e poeta do Modernismo Mário de Sá-Carneiro; A letrista e fadista Amélia Rodrigues. E ex-libris contemporâneo José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

Joaquim Maria Machado de Assis, patrono e mestre consagrado da língua portuguesa. ... Arquivo ABL.

No Brasil, ao relevo entram o advogado e poeta Gregório de Matos, nascido na Bahia, que veio a lume por Ana Miranda; O cearense José de Alencar, d’O Guarani e Iracema; Olavo Bilac; a jovem estrela Castro Alves; Gonçalves Dias, maranhense; o bruxo do Cosme Velho Machado de Assis; O narrador da nacionalidade Euclides Pimenta da Cunha, do monumental Os Sertões; Visconde Taunay, magnum opus Inocência; As gerações modernistas a ressaltar Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector e Cecília Meireles. Em reconhecimento cultural: O genial Cartola, Angenor Oliveira, nos legou a viva alma da poesia popular!; Virgulino Ferreira, Lampião, apesar da má fama, nos trouxe a lume a “Mulher rendeira”, segundo Câmara Cascudo.

Euclides Pimenta da cunha, autor da monumental obra da nacionalidade Os Sertões. ... Arquivos ABL.

Na A literatura angolana a destacar José Luandino Vieira, Agostinho Neto, José Eduardo Agualusa, Pepetela.

A poetisa Cesaria Évora, cantora de inegável talento e marca narrativa de Cabo Verde. Rainha da Morna, como título artístico nacional. ... Nova CaboVerde

Literatura de Cabo Verde de Cesaria Évora poeta e cantora, de “Ma inda ‘m tem fé e esperança”; poeta e político Amilcar Cabral; Cleofas Martins, Pedro Cardoso, Eugênio Tavares, escritor e poeta da Ilha Brava.

De Guiné-Bissau, jornalista e poeta Eugênio Tavares. Eugênio Cabral, Antônio Baticã Ferreira, Agnelo Regalla, Tony Tcheca, poetisa Domingas Sami.

Moçambique a prosa de Mia Couto. Marcelino dos Santos, Rui Nogar, José Craveirinha, Orlando Mendes, Virgílio Lemos. O jovem poeta Eugênio Sanjane, ganhador do Prêmio Camões.

São Tomé e Príncipe, o poeta Caetano da costa Alegre; os versos de Francisco José Tenreiro; a ode de Alda do Espírito Santo; a expressão em crioulo de Tomaz Medeiros.

Timor Leste. O Poeta da resistência Fernando Sylvan; O herói líder mítico Xanana Gusmão, autor de Mar meu e Oh. Liberdade!.

VIVA!

Facebook na página do escritor Luiz Serra

https://www.facebook.com/luiz.serra.14/posts/10211487497925513

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário