Seguidores

quarta-feira, 23 de maio de 2018

DONA DULCE MENEZES (EX-CANGACEIRA)

Por José Mendes Pereira

Dona Dulce Menezes é a única ex-cangaceira que está viva. Ela participou do grupo de cangaceiros do pernambucano Virgolino Ferreira da Silva, o temido sanguinário e afamado rei do cangaço o capitão Lampião.

Cabeças dos 11 cangaceiros mortos lá grota do Angico

Dona Dulce Menezes (hoje), 23 de maio de 2018 está completando 95 anos de idade, e para quem ainda não sabe, a ex-cangaceira foi uma das sobreviventes do confronto na Grota do Angico, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe, na madrugada de 28 de julho de 1938, onde morreram Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um soldado de nome Adrião Pedro da Silva. 


chacina aos cangaceiros foi comandada pelo tenente João Bezerra da Silva, que com muita dedicação ao seu trabalho foi o único homem que conseguiu eliminar Lampião e seu bando das caatingas do Nordeste brasileiro.

Cyra Britto e o tenente João Bezerra da Silva

Após tudo que passou junto com o cangaceiro Criança e após o cangaço continuou vivendo com o ex-cangaceiro, mas dona Dulce desistiu de viver com o Criança e passou a ser companheira de um outro senhor.

Ex-cangaceiro Criança

Estas informações foram cedidas a mim pela filha da ex-cangaceira dona Dulce Menezes a nossa amiga de trabalho de pesquisas Martha Menezes Ruas. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário