Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2018

ESTUDAR CANGAÇO É FÁTÁSTICO – 14 MINUTOS DE LAMPIÃO


Por José Mendes Pereira
https://www.youtube.com/watch?v=O33Flqcp5B4

Você que não conhece nada sobre cangaço deve começar estudá-lo, porque é uma das literaturas que os brasileiros têm interesses de saber o que é cangaço, como começou este movimento social de cangaceiros.

Através deste vídeo conheça Lampião e Maria Bonita de verdade. Não são atores, são os próprios cangaceiros neste filme dentro do Nordeste Brasileiro. O vídeo é uma gravação com o Lampião, Maria Bonita e todos os cangaceiros que aparecem na filmagem em carne e osso, feito pelo sírio-libanês Benjamin Abrahão Botto.

O vídeo é histórico não tem "áudio-som", com 14 minutos de cenas inéditas desse que, sem dúvidas, foi um dos mais polêmicos personagens que o Brasil já teve, o Virgolino Ferreira da Silva o Lampião. Este vídeo faz parte da obra "Iconografia do Cangaço".

Desse nosso grupinho têm muitos amigos e amigas que não conhecem nada sobre Lampião e Maria Bonita, então entram nessa, ver vídeos, ler livros, os quais você poderá encontrá-los diretamente com os escritores, ou através do professor Francisco Pereira Lima, lá em Cajazeiras, no Estado da Paraíba, acessando este e-mail: franpelima@bol.com.br.

Se você inciar um estudo sobre cangaço principalmente sobre a família Ferreira (Lampião) irá conhecer tudo sobre ela, desde o namoro dos seus pais José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação até o fim de Lampião que aconteceu no na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico no Estado de Sergipe.

Você lendo “Cangaço” jamais irá conversar coisas que as pessoas contam sem fontes de pesquisa. As histórias "disse-me-disse" sobre Lampião existem muitas por aí, as verdadeiras são aquelas que os escritores e pesquisadores saíram em busca de cangaceiros, os quais foram os mais corretos, e ainda nos campos, conversando com quem viveu a tragédia do cangaço. Tudo está registrado em livros.

Assista ao vídeo, amigos e amigas, você tem uma porção de blogs por aí que entregam a você, vocês a literatura cangaceira em sua casa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário