Seguidores

quarta-feira, 9 de maio de 2018

JORNAL DO BRASIL

Por Antonio Corrêa Sobrinho

AMIGOS,

Em 1969, o JORNAL DO BRASIL, através do jornalista OSWALDO AMORIM, entrevistou, em localidade no interior do estado de Minas Gerais, o, na época, proprietário de uma pequena farmácia e, nos anos iniciais do século XX, o famoso bandoleiro “SINHÔ” PEREIRA, o homem que conheceu, conviveu e chefiou VIRGULINO LAMPIÃO, aquele que viria a ser considerado o rei do cangaço.

E que aqui trago, em tomos, para apreciação e consideração dos amigos, com a recomendação de deixar para depois da publicação da parte conclusiva, ou seja, para a consolidação de todo o texto, a apresentação de críticas, censuras, dúvidas, questionamentos ao dito por Sinhô Pereira, segundo o referido jornalista.

O HOMEM QUE CHEFIOU “LAMPIÃO” - I
VIRGULINO NO BANDO DE “SINHÔ” PEREIRA


Durante sete anos Sinhô Pereira andou pelo sertão, em Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba e Piauí; durante dois, destes sete anos, Sinhô Pereira chefiou Virgulino Ferreira, Lampião. Assaltos, lutas, mortes, eles as viveram em conjunto até que Sinhô Pereira – atacado de reumatismo, cansado – resolveu retirar-se da vida do cangaço. Entregou o comando a Lampião, tinha fim um período, iniciava-se uma lenda. Hoje, 45 anos depois de seu afastamento do cangaço, 30 depois da morte de Lampião, o JORNAL DO BRASIL descobre Sinhô Pereira em um vilarejo, nas cabeceiras do rio Paracatu, interior de Minas – um modesto negociante, dono de uma pequena farmácia. Pela primeira vez em sua vida, Francisco Araújo (Sinhô Pereira) falava a um jornalista. Com a reportagem de hoje, o CADERNO B inicia a publicação de uma série de quatro.

Sinhô Pereira era um chefe famoso quando Lampião se juntou a ele em meados de 1920, no município de Vila Bela (Serra Talhada), Pernambuco, onde ambos nasceram. Pouco antes, Sinhô Pereira tentara abandonar o cangaço. Atacado pela polícia e jagunços no Piauí decidiu voltar a Pernambuco para combater seus inimigos, enquanto Luís Padre, seu primo e companheiro, de quem se separara antes do ataque para facilitar a fuga, prosseguia no rumo de Goiás, sem nada saber.

O bando de 20 e tantos homens fora dispersado às vésperas da viagem. Mas seis homens acompanharam Sinhô Pereira e Luís Padre. Por isso, quando ele chegou à Vila Bela, em maio para junho, estava com seis homens. É ele quem conta:

- Na fazenda Passagem do Brejo, na beira do Pajeú, pertinho do arraial de São Francisco, fui procurado por Lampião. Eles eram uns sete homens. Ele, os dois irmãos, Antônio e Livino, mais Antônio Rosa, primo, Meia-Noite e João Mariano. A idade dele regulava com a minha: uns 24 anos. Acho até que ele era mais novo. Ele havia lutado com gente que me acompanhava. Esses homens gabavam muito o Lampião. Diziam que ele era de muita coragem. (Até era esquisito: ele era mais novo e ficou chefiando os outros). Eu considerava Lampião como um chefe também.

- Dos irmãos ele era o mais saliente. Até não era feio não. Tinha meu corpo e minha altura, coisa de um metro e oitenta. Livino e Antônio eram mais baixos. Antônio era magro e Livino, grosso, corpulento. Eles todos atiravam bem e não sei qual era o de mais coragem. Nas lutas, Lampião quase não atirava. Não gostava, como eu, de atirar à toa. Ficava aguardando uma oportunidade. Munição para nós era muito difícil. Por isso ele se expunha muito, pois ficava querendo ver onde estava o inimigo, levantando muito a cabeça.

- Ele usava óculos por luxo: tinha a vista até boa, sem defeito nenhum.

- Ele era meio curvo, sim, mas muito forte e muito sadio.

- Por que ele me procurou? Os inimigos de Lampião eram meus inimigos – os Saturnino e o José Lucena. Este até eu não conheci não, mas sei que era um cabra muito perverso.

A RAZÃO DE LAMPIÃO

- Acho que Lampião e seus irmãos tiveram razão de ser maus. O pai foi assassinado covardemente e a mãe logo morreu de desgosto. Mas tem muita coisa que dizem dele que eu não acredito. Agora, tem muito jagunço que podia fazer. Do Lampião mesmo eu acho que muita coisa é fábula.

- Lampião era de uma família humilde, mas não era arrebentado não. José Ferreira o pai, eu conheci muito. Conheci até o pai do pai dele, Pedro Ferreira. Nossas famílias até eram ligadas: a mãe dele era afilhada de meu pai. O pai dele era afilhado de batismo do tio Padre (Manuel Pereira Jacobina), pai do Luís Padre. Ele nasceu a umas três léguas de São Francisco, onde eu morava e seu pai fazia a feira e batizava os filhos. Conheci Lampião desde menino. Ele e seus irmãos eram independentes e muito trabalhadores.

Sinhô Pereira nega que Lampião tenha sido preso sob a acusado de haver roubado chocalhos de bodes:

- Lampião nunca foi preso. Ele e seus irmãos foram até morrer sem ser presos.

- A questão dele foi questão de terra. Saturnino, pai de Zé Saturnino, queria tomar um pedaço de terra da fazenda Serra Vermelha, de José Ferreira, onde Lampião nasceu. A de Saturnino, as Pedreiras, era grande. Houve uns tiros entre eles. Morreu um dos jagunços de José Saturnino, um negro, Antônio Ferreira saiu ferido. Aí os Ferreira se retiraram para Matinha de Água Branca, em Alagoas, onde ficaram sob a proteção do coronel Ulisses Lunas, em 1917.

A PAZ INTERROMPIDA

- Eles estavam até destituídos de questão, quietos, trabalhando, quando em 1920, foram procurados por Antônio Matilde, casado com uma parenta deles, para, juntos, perseguirem José Saturnino. Antônio Matilde tinha um grupo de homens. Houve algumas lutas, morreu um sobrinho de Antônio Matilde e Casimiro Honório, tio de José Saturnino, um célebre lá. Depois disso, Antonio Matilde desapareceu, deixando Lampião e seus irmãos encrencados também com a polícia. E essa encrenca foi que provocou a morte de José Ferreira.

- Depois da morte de Casimiro Honório, o tenente José Lucena saiu em perseguição a Antônio Matilde. O tenente soube que José Ferreira estava em casa de um Fragoso, foi lá e matou o velho. Antes havia matado Luís Fragoso, filho do dono da casa. O tenente Lucena era um homem muito perverso. D. Maria José, a mulher de José Ferreira, morreu 19 dias depois, de desgosto. 


Adendo: (http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Teria dona Maria falecido 19 dias antes do assassinato do José Ferreira? O escritor Alcino Alves Costa diz em seu livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico", que a morte de dona Maria Sulena da Purificação foi antes da morte do seu esposo. 


Devido o desrespeito de Zé Saturnino contra o seu esposo, ela não suportando, infartou e veio a óbito. Confira neste livro sobre a morte dos pais de Lampião. Lampião a Raposa das Caatingas).


- Depois da morte do velho, eles se juntaram com os irmãos Porcino, Antônio, Manuel e Pedro. Mas foi por poucos dias. Então Lampião mais os irmãos dele, o cunhado Luís Marinho e outros rapazes do grupo de Antônio Matilde saíram atrás de José Lucena e tiveram um encontro num lugar por nome Espírito Santo, fronteira de Pernambuco com Alagoas. Morreu gente de parte a parte. Um cabo foi confundido com José Lucena e recebeu 12 tiros. A força era muito grande. Eles não eram nem a metade. Aí eles fugiram, achando que tinham matado José Lucena.

- Nessa ocasião também, Lampião e seus irmãos mataram Artur Ribeiro, subdelegado de um comerciozinho chamado Pariconha. Depois cercaram a casa do delegado Amarílio Batista, quebraram as portas e mataram o dono, Mainha, que tinha entrado para a casa neste dia. O delegado havia se mudado para outra. Eles tinham muito desgosto por essa morte.

Pouco tempo depois, eles me procuraram na fazenda Passagem do Brejo, na beira do Pajeú, pertinho de São Francisco.

LUTANDO JUNTOS

- Quatro ou cinco dias depois houve o primeiro encontro, na fazenda de Né da Carnaúba, meu tio, onde fomos atacados por uma força de uns 40 homens para cima, comandados pelo capitão Zé Caetano. Nós éramos 13. No tiroteio, morreu Luís Macário, um dos meus camaradas. Fugimos. Logo imediato tivemos outro encontro, na fazenda Ponta de Poço, à beira do Pajeú. Morreram um negro e um soldado deles. Nós éramos uns 16 e eles uns oito.

- Oito ou dez dias depois teve outro encontro. Nós éramos 16 ou 17 e eles mais ou menos igual. Morreu um deles e outro ficou ferido. Dos nossos, nenhum.

- Passado um mês mais ou menos, tivemos outro encontro, pertinho de Serra Talhada, uma légua e pouco. Nós éramos 23, eles também. Morreram dois deles e três saíram feridos. Dos nossos, dois saíram baleados. Eles fugiram.

- Nós seguimos para Abóbora, fazenda do coronel Marçal Diniz. Lá o capitão Zé Caetano e os tenentes Bigode, Ibraim e Geraldo cercaram a casa. O tiroteio durou quase cinco horas. Morreu um rapaz da casa e dois dos nossos ficaram feridos. Um deles era Antônio Ferreira, com um tiro de fuzil no ombro e outro na coxa. Eles correram.

- Nós fomos para a fazenda do Barro, no Ceará, com quatro feridos, a chamado do major José Inácio, que tinha arranjado uma encrenca com o padre Lacerda, do arraial de nome Coité. O padre Lacerda, do arraial de nome Coité. O padre estava incorporado com forças. Soldado até era pouco. Tinha muito jagunço.

- Cercamos o arraial de Coité com 70 homens. Eles tinham uns 30 e tantos homens. O tiroteio começou cedo e durou até de tardinha. Isso foi no dia 20 de janeiro de 1921. Me lembro porque era dia de São Sebastião.

- Lá eu perdi quatro homens, três do major José Inácio e um meu. Dos deles, constava que morreram quatro ou cinco. Mas eu não dou certeza. Feridos eu sei que saíram diversos. Dos nossos, saíram três feridos, inclusive Antônio Ferreira, no braço. (Antes de entrar para meu grupo ele havia sido ferido numa perna e na mão direita, onde tinha dois dedos que não mexiam). Depois que chegaram mais 15 ou 16 homens, comandados pelo sargento Romão, nos retiramos, pois não estávamos levando vantagem.

- Daí fomos para uma fazenda de nome Araticum, no município de Milagres. Estávamos com umas vacas no curral para matar, mas desistimos e seguimos viagem. No outro dia, chegando na fazenda das Queimadas, tivemos um encontro com uma força de 20 tantos homens, chefiada pelo sargento Romão. Logo depois apareceu o tenente Zé Galdino com 25 a 30 soldados.

- Depois de uma hora, uma hora e tanto, eles correram e depois voltaram reforçados pelo grupo de Antônio Miguel, comissionado sargento, com um grupo de 15 a 20 homens paisanos. Nos encontraram preparados. Resistiram uma hora e meia e tornaram a fugir. Formaram uns 70 homens. Eu estava com meu pessoal e o pessoal do major Inácio. Ao todo, uns 60 e tantos homens.

- Eu dividi o povo. Uma parte ficou na casa e no curral. Outra parte ficou no cerrado. Estes viram quando eles foram chegando e deixaram que passassem. Um grupo estava com Lampião e outro com Baliza. De repente, eles ficaram entre dois fogos.

- Mas estratégia era quando dava tempo. Quando não dava, era na bruta mesmo.

- Morreram cinco deles, três paisanos e dois soldados. Nós perdemos um chefe de grupo, Pitombeira (Manuel Vitória), que estava no curral. Era mesmo dos meus. Outros dois feridos: Lavandeira e Manxé Porvinha.

FURANDO O CERCO A BALA

- Daí nós voltamos para o Barro. Lá o velho Zé Inácio pediu que a gente se retirasse. Então eu voltei para Serra Talhada com meu pessoal. Mas lá, montaram uma perseguição danada em cima de nós. Na serra de Forquilha fomos cercados por 128 homens chefiados pelo tenente-coronel Cardim, o capitão Zé Caetano e tenentes Bigode, Assisino e João Gomes. Teve uma hora de fogo. Éramos só 11. Dois dias antes havíamos separado em Nazaré, um comerciozinho. Pedro Caboclo ficou comandando o resto, uns 17 homens. Lampião e os irmãos estavam comigo.

- Eles davam descarga no telhado da casa, que ia ficando cada vez mais cheia de pedra. Nós estávamos em tempo de ficar desarmados, pois a areia estava caindo dentro das carabinas quando a gente manobrava. Aí resolvemos furar o cerco. Combinamos de cinco atirar para um lado e seis para ou outro. 

- Quando chegamos a uma baixada, a uns 200 metros dali, comecei a perguntar por um e por outro, e vi, com surpresa, que todos estavam salvos e sem ferimentos.

- Deles, acho que saíram uns feridos. Mas acho que não foi coisa que valesse a pena não, que nem comentado foi. 

- Depois, houve outro combate na fazenda Tabuleiro, na Paraíba, fronteira com Pernambuco, de um sujeito casado com uma sobrinha minha, Neco Alves. De longe avistamos uns homens. Pensamos que fossem nossos companheiros. Lampião ia na frente com o Livino e João Ferreira. Os soldados atiraram e erraram. Lampião perdeu o chapéu, ao pular para se livrar das balas. Ao voltar para apanhá-lo, tomou dois tiros, um na virilha e outro acima do peito. Todos dois saíram atrás.

- Mandei chamar um médico amigo da minha família, o doutor Mota. Examinou Lampião e disse:

- Nunca vi tanta sorte. Por um triz a bala pegava a bexiga e a espinha. Se a bala fosse de carabina (mais grossa), teria pegado.

- Na hora ele saiu andando, mas não aguentou e caiu. Livino e Meia-Noite o arrastaram até um lugar seguro. Ficou uns 20 dias na fazenda de um pessoal de Cosmos, gente humilde, mas muito amiga. Fizemos um rancho, onde ficamos até Lampião poder andar.

- Antes disso, tivemos um combate na fazenda Tamboril, município de Belmonte. Gente dos Piranhas, meus inimigos, e famílias aliadas deles, foram a nossa procura. Tinham uns 70 homens. Tive notícias deles em Bom Nome, a uma meia légua da Tamboril. Então mandei uns rapazes dar uns tiros para atraí-lo. Eles vieram.

- O córrego Tamboril dava uma volta em forma de meia-lua. Dispus os homens em volta do córrego, de dois em dois, separados uns 15 metros uns dos outros, e mandei seus homens para uma pedreira em frente. Deixamos que eles entrassem na meia-lua e fizemos fogo. Uma parte recuou logo, muitos não chegaram a entrar. O tiroteio durou pouco mais de meia hora. Morreram dois deles e 11 ficaram feridos. Era só jagunço. Setenta e dois a 71 homens, chefiados por Antônio Cipriano, Mariano Mendes e Miguel Umbuzeiro. Este último havia sido chamado em Pilão Arcado, Bahia. Diziam que era a ‘onda esmagadora’, mas tiveram de fugir.

SINHÔ DEIXA O CANGAÇO

- Depois do combate em que Lampião saiu ferido, eu resolvi me retirar daquela vida. Isso foi no Tabuleiro de Neco Alves. Saí mais por causa do reumatismo. O reumatismo me atacava tanto, que tinha dia que eu não podia nem caminhar. Lá no Norte quase não chovia, mas nos anos 20, 21 e 22 choveu até demais. Chovia tanto que, uma vez, em Passagem do Meio, em Serra Telhada, no riacho Terra Nova, as forças não puderam me seguir por causa da enchente. Lampião ficaria chefiando o grupo no meu lugar.

- Lampião, Antônio, Livino, Gato, Elias, Vicente, Lavandeira e um ‘cabritinho’ foram comigo até a fazenda Preá, município de Jardim, Ceará, em fins de agosto de 1922. De lá voltaram, menos Vicente e Lavandeira, que seguiram comigo no rumo de Goiás, passando por Piauí e Bahia.

- Os homens que ficaram com eles foram esses: Antônio Rosa, Meia-Noite, Joaquim Coqueiro, Plínio, Bem-te-vi, Patrício, Raimundo Agostinho, João Genoveva, Pedrão, Zé Dedé, José Melão, Laurindo, João e Antônio Mariano, além de seus irmãos. Outros já tinham parado. Acredito que esses mesmos acabaram saindo para outras zonas. Do pessoal que morreu com ele nos Angicos eu não conhecia nenhum.
Sinhô Pereira dava adeus à sua carreira de chefe de bando e Lampião começava a sua.

“Jornal do Brasil” – 25/02/1969 

Imagem de Sinhô Pereira, extraída do site do Cariri Cangaço

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário