Seguidores

sábado, 2 de junho de 2018

A ÚLTIMA FOTO DE LAMPIÃO VIVO. MENTIRA OU VERDADE?



Voltaseca Volta, mesmo que aja quem cite as calças estilo 'culote', ser uma das vestes derradeira de Virgolino, e essas poderia ter vindo desde 1926, quando recebera as vestimentas, completas, no BP em Juazeiro do Norte, CE, mesmo não sendo uma constante seu uso, pode ser que tenha usado de quando em vez. 

Vemos esse detalhe na foto onde ele, Lampião, encontra-se com o jornal de O Globo nas mãos onde, além dos detalhes da calça serem idênticos, notamos detalhes semelhantes nos bolsos, botões e mangas da camisa que, nas duas imagens usa, serem, também, semelhantes, para mim, é a farda, completa, recebida naquela cidade cearense. Até os amassados na altura da curvatura dos cotovelos, na parte Antero-posterior, são parecidos. 

A citada imagem, também nos mostra ele estar usando o mesmo tipo de calça, os detalhes da vestimenta, nos dois registros, referida são idênticos. O que nos impede de verificar mais detalhes é o 'corte' na imagem do tópico, como as perneiras, pois em uma, vemos por completo e, na outra só parte das pernas da calça, e na outra o jornal cobrindo a parte superior da perna direita, coxa. E essas fazem parte dos documentos fotográficos, e películas do filme, registrados por Botto em 1936/37, em terras sergipanas. 

Porém, o debate é referente a ser, ou ter sido, uma das últimas imagens capturadas dele. O que pode ter sido realmente. No entanto, acredito que mais nova do que essa mostrada acima, no tópico, seja aquela imagem que o coiteiro Cadinho, que morava próximo a cidade de Olho D'água do Casado, AL, se não falha-me a memória, presenteou-a ao amigo Archimedes Marques

Nela vemos o que o tempo, as correrias e os ferimentos fizeram ao aspecto físico do "Rei do Cangaço", o deixando com aparência cadavérica, onde o aspecto físico era tão diferente daquela imagem conhecida por nós, que o pesquisador/escritor sergipano pediu seu auxilio na identificação da personagem.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://bogdomendesemende3sa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário