Seguidores

quinta-feira, 14 de junho de 2018

JOGO DE BOTÃO

Clerisvaldo B. Chagas, 14 de junho de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.922

           Depois de 60 anos do modismo, o jogo de botão voltou à tona nos últimos anos como ilustrador dos comentaristas da Rede Globo.  Mais ou menos nos anos de 1950, surgiu no sertão alagoano o tal jogo de botão. A princípio ele justificava mesmo o nome, pois o jogo era feito por botões de vários tipos de roupas. Os melhores botões eram aqueles usados em casacos de frios e paletós, principalmente. Eram grandes e tinham boa declividade para o deslizar da palheta. Primeiramente eram mesmo somente botões que entravam em campo. A meta era formada por duas caixas de fósforos. Só havia dificuldades quando não se encontrava uma superfície plana, boa e ampla para o pleno lazer da criançada.
JOGO DE BOTÃO. (FOTO: PORTAL DO PROFESSOR).
As pessoas mais criativas descobriram uma coisa interessante: o botão de quengo de coco. Procurávamos o quengo do coco nos lixos. Tinha que haver muita habilidade para fazer o corte do tanto que se queria, sem rachar aquela superfície dura. Depois se saía lapidando até chegar ao tamanho ideal. Em seguida ralava-se a peça nas calçadas até chegar ao botão ideal, belo e eficiente. Alguns “tecnicos” chegavam a envernizar a peça de coco deixando-a belíssima. Dava gosto se jogar com as peças de coco, porque elas corriam bem e tinham chutes potentes. Mesmo com essas modificações o lazer continuou a ser chamado jogo de botão.
Tempos depois surgiu na praça, onde se podia comprar em casas comerciais, o jogo de botão, arrumadinho. Não eram mais botões e sim, plástico rígido arredondado, tendo ao meio a imagem pequena de um jogador com a camisa do seu time. Palheta, trave, caixa para guardar tudo e nome do time preferido do torcedor mirim. Nenhum desses modelos superou em eficiência a peça de quengo de coco. A Rua Antônio Tavares (primeira de Santana do Ipanema) e a Rua de São Pedro era uma jogatina só.
A diversão é muito boa e qualquer marmanjo pode voltar à infância sadiamente e sem culpa. O nome permanece aceso: JOGO DE BOTÃO.


http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/06/jogo-de-botao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário