Seguidores

quarta-feira, 25 de julho de 2018

GOSTA DE HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS? CABROBÓ: CIDADE PERNAMBUCANA; EM CONTA DE CHEGADA


 A obra contempla a história de Cabrobó e a história da transformação de Cabrobó.

Na primeira etapa estão presentes temas como origem de Cabrobó, nome e localização da fazenda de origem, fundação, fundador, construção da primeira igreja, extensão do território primitivo, evolução político-administrativa, exploração de cebola, e tentativa de mudança do nome de Cabrobó. Estão citados fatos e nomes de diversas pessoas, como eleições antigas e ocupantes de cargos legislativos e executivos, além de novidades acerca de Brígida de Alencar e Lampião entre outros.

Na primeira edição do livro de 1966 consta que o distrito de Cabrobó se estendia do rio Pajeú aos limites oeste e norte de então. Restringindo - se ao território do atual Estado de Pernambuco,  aquele  distrito,  que  já  era  extenso,  agora  se  amplia.  A  sua  reconstituição histórica,  que  ora  se procede com  base  em  informações  de  documentos  de  meados  do século  XVIII,  engloba  novas  povoações.  Assim,  da  ribeira  do  rio  Moxotó  para cima,  margeando  o  São  Francisco  e rumando  para  os  mesmos  limites de antes, tem-se o território imenso que pertencera ao distrito de Cabrobó.

Essa  reconstituição  é  relevante para esclarecer  que,  a  partir de Tacaratu  e  de Ibimirim, para o oeste, os atuais municípios da região estiveram ligados a Cabrobó.

Seguem  alguns  exemplos  representativos  daquela ligação: Jatobá, que pertenceu a Petrolândia,  que  também  já  foi  Jatobá,  que pertenceu a Tacaratu, esteve ligado a Cabrobó; Floresta, que já foi Fazenda Grande, que pertenceu a Flores, que já foi Pajeú de  Flores;  Serrita,  que  já  foi  Serrinha,  que pertenceu  a  Salgueiro; Bodocó, que pertenceu  a  Granito, que pertenceu  a  Exu; Araripina,  que  já foi São Gonçalo, que pertenceu a Ouricuri; Afrânio, que pertenceu a Petrolina, que pertenceu a Santa Maria da Boa Vista, que já foi Boa Vista, esteve ligado a Cabrobó.


Na imagem acima, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em 1838, substituindo igreja sob a mesma invocação que se localizava na ilha de Assunção e fora destruída por cheia em 1792. Teve sua construção patrocinada por Dona Brígida Maria das Virgens, grande proprietária de terras da região. Trata-se de igreja de porte robusto, apresentando frontispício com predomínio de linhas retas, e duas torres sineiras com terminação piramidal. O frontispício é amenizado pelo desenho de gosto rococó do seu frontão. Apresenta contraforte em seu lado direito foi construído em função de outra enchente em 1919, que deslocou a população para local mais elevado, tendo a igreja sobrevivida, sem maiores danos. Internamente possui três naves interligadas por arcada e capela mor também separada por arcos, dos cômodos laterais. Fonte: Fundarpe.

Além  da  riqueza  de  informações  em Cabrobó:  cidade  pernambucana,  Arrisson Ferraz corrigiu várias distorções em publicações que citam o município. Por outro lado, há  registros  no  livro  dele  que, atualmente, são  motivos  de  divergências  por  parte  de outros  autores.  Sobre  elas,  estão  apresentadas  considerações  e  conclusões  na  nova edição do livro. Algumas delas e mais novidades estão citadas.

Lhe interessou?

Envie email para cl.rfernandes@hotmail.com / luizgonzagabf@yahoo.com / luiz.gonzaga@ipa.br ou entre em contato pelos números (81) 99976-0277 (Tim) / 98210-5547 (Vivo).

Créditos da informação para o cumpadi Denis Carvalho 

http://lampiaoaceso.blogspot.com/2018/07/gosta-de-historia-dos-municipios.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário