Seguidores

sábado, 14 de julho de 2018

LAMPIÃO A HISTÓRIA

Por Geraldo Júnior

Sejamos justos e leais para com a história cangaceira e seus envolvidos.

No próximo dia 28 de julho de 2018 completará oitenta anos da morte de Lampião, Maria bonita e outros nove companheiros de cangaço que pereceram perante as balas disparadas pelos soldados da Força Policial Volante alagoana comandada pelo então Tenente João Bezerra, mas se esquecem que dias antes, precisamente no dia 21 de julho de 1938, a cangaceira Cristina companheira do cangaceiro português, sob a acusação de adultério, foi executada a mando de Lampião, por cangaceiros liderados por Luiz Pedro e que no dia 02 de agosto de 1938 seis pessoas inocentes de uma mesma família foram mortas e degoladas por Corisco, que depois de cometer a chacina promoveu no local uma cachaçada diante dos corpos degolados e ensanguentados de suas vítimas.



Esse é o romantismo que existe no cangaço. Essa é a história real que as grandes mídias, principalmente o cinema e a televisão, tem escondido do grande público através dos anos. Uma história de sangue, sofrimento, mortes e destruições.

Que a genuína história cangaceira seja preservada para que essa e as próximas gerações de estudiosos do assunto possam ter a oportunidade de conhecê-la, sem adulterações.

Geraldo Antônio de Souza Júnior


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário