Seguidores

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CASA DE DONA GENEROSA - COITEIRA DE LAMPIÃO.

https://www.youtube.com/watch?v=UX9OeLu1ceA&feature=youtu.be

No dia 26/04/1931 a casa de dona Generosa Gomes de Sá, afamada coiteira de Lampião, localizada no povoado Riacho no município baiano de Paulo Afonso, foi palco de um crime cruel praticado por soldados pertencentes a Força Policial Volante baiana comandada pelo Tenente Arsênio Alves de Souza.

Acusado injustamente de traição o vaqueiro Zé Pretinho foi covardemente assassinado pelos soldados sob a acusação de ter informado a Lampião sobre a aproximação e localização da Volante, que na ocasião vinha em persiga aos cangaceiros.

Lampião sabendo da aproximação da Força Policial Volante se antecipa e lança sobre a soldadesca um ataque surpresa e mortal. 

Onde foram mortos dezenove soldados, sendo dezesseis no local do ataque e outros três posteriormente quando empreendiam uga.

Zé Pretinho foi amarrado em uma árvore e seu corpo serviu como alvo para a mira dos soldados. Após ter sido morto o vaqueiro teve seu corpo esquartejado e os restos mortais espalhados nas proximidades da casa de dona Generosa.

Após a saída dos soldados dona Generosa em ato humano e solidário, mandou enterrar o corpo mutilado do inocente vaqueiro.

A casa de dona Generosa não serviu apenas como cenário de crimes e brutalidades e foi no passado palco de animadas festas promovidas pela anfitriã tendo como principais convidados, Lampião e seus Cabras.


https://www.facebook.com/groups/GrupoCangacologia/?multi_permalinks=1912910235432607&notif_id=1534189233060703&notif_t=group_activity

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário