Seguidores

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

CARIRI CANGAÇO



Uma noite solene de muitas homenagens marcou a abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016. Com o auditório do Centro Cultural Miguel Arcanjo, no centro histórico de Piranhas totalmente lotado, a noite teve inicio com a Sessão Solene Extraordinária da Câmara Municipal de Piranhas, tendo a frente o senhor , presidente da Câmara Municipal, quando foi outorgado em clima de reconhecimento e festa; ao curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Gurgel Barbosa, o Título de Cidadão Piranhense.

O título propositura do vereador José Cláudio - Cacau, foi aprovado por unanimidade pela poder legislativo piranhense. Na ocasião o homenageado foi saudado pelo vereador Cacau que ressaltou a homenagem:"Hoje Piranhas está em festa, reconhecendo o grande trabalho deste espetacular nordestino, um homem que não mede esforços pata defender o sertão e que tem levado o nome de nossa cidade de Piranhas para todo o Brasil e o mundo". Em nome da sociedade de Piranhas falou um dos organizadores do evento, Celsinho Rodrigues: "Manoel Severo é um encantador de amigos e hoje Piranhas está em festa com o reconhecimento a este grande amigo de nossa cidade".

O Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo em suas palavras não contendo a emoção de tão significativo momento afirmou: "Esse é um dos dias mais felizes de minha vida, receber o título de cidadão da querida cidade de Piranhas, uma honra que guardarei por toda vida, mas gostaria de pedir permissão aos senhores vereadores e ao meu estimado amigo vereador Cacau para compartilhar esse Título com toda Família Cariri Cangaço de todo o Brasil".

Ainda dentro da solenidade da noite, foi lida uma Moção de Aplausos ao Cariri Cangaço, iniciativa da vereadora Ana Beatriz Numeriano da cidade de Floresta, proposição aprovada por unanimidade daquela casa legislativa pernambucana, lida e representada em Piranhas pelos pais da vereadora, Ana Gleide Souza Leal e Betinho Numeriano e grande comitiva de florestanos presentes ao Cariri Cangaço Piranhas.

Após encerrada a Sessão Solene da Câmara Municipal de Piranhas deram inicio as homenagens prestadas pelo Conselho Alcino Alves Costa , do Cariri Cangaço a personalidades que se destacam na defesa da memoria e historia do sertão. Receberam os Diplomas de Amigos do Cariri Cangaço, o pesquisador e advogado cearense Lívio Ferraz, o pesquisador e escritor José Bezerra Lima Irmão, o pesquisador e escritor de Calumbi, Louro Teles; o "capelão do Cariri Cangaço" Padre Augustinho Justino, do Rio de Janeiro; a senhora Gerlane Carneiro Cavalcanti, de Serraria, o vereador José Cláudio Pereira - Cacau e o ex-prefeito de Piranhas, Celso Rodrigues. Para o Conselheiro Cariri Cangaço, Jorge Remígio, "a entrega desses diplomas é uma forma de respeito e reconhecimento do Cariri Cangaço a essas personalidades que através de seu trabalho consolidam a memória e história de nosso nordeste".

Um dos momentos altos da noite foi a homenagem prestada pelo Cariri Cangaço e os grupos de estudo do cangaço: GECC - Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (rep por Antonio Tomaz); GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço (rep por Narciso Dias) e GFEC - Grupo Florestano de Estudos do Cangaço (rep por Cristiano Ferraz); ao deputado estadual e pesquisador Inácio Loiola Damasceno Freitas que recebeu Diploma de Sócio Honorário dos referidos grupos. Para Manoel Severo "sem dúvidas essa homenagem prestada pelos grupos de estudo do cangaço ao deputado Inácio Loiola é mais que merecida. Quem conhece a dedicação e determinação de Inácio em defesa de nossa memoria, principalmente no restabelecimento da verdade histórica sobre o cangaço, reconhece seu valor e sem dúvidas hoje estamos resgatando essa dívida por parte dos grupos de estudos a esse grande nordestino, Inácio Loiola".

A noite também marcou homenagens do Cariri Cangaço e do Conselheiro Cariri Cangaço; Ivanildo Silveira; ao pesquisador e deputado estadual Inácio Loiola; ao casal organizador do Cariri Cangaço Piranhas, Celsinho Rodrigues e Patricia Brasil, ao Padre Augustinho Justino e ao Presidente do GPEC, Narciso Dias.

Ainda dentro da Programação de Abertura da primeira noite do Cariri Cangaço Piranhas 2016, foram prestadas homenagens a Manoel Severo Barbosa e Lili Neli, através do pesquisador e escritor de Capoeiras; Junior Almeida (Ranaise Almeida e Yasmim Almeida), através de arte em barro, representando os dois homenageados, como também homenagens por parte do pesquisador, escritor e artista plástico Archimedes Marques ao casal Celsinho Rodrigues e Patrícia Brasil Rodrigues e ao colecionador do Cangaço, Ivanildo Silveira.

O último momento da noite ficou por conta do talento e da arte do fotografo maranhense Márcio Vasconcelos, com o lançamento de sua obra: "Na Trilha do Cangaço - O Sertão que Lampião Pisou". A Obra foi vencedora do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Para Márcio Vasconcelos "foi uma grande honra trazer o lançamento de nosso trabalho para um evento do porte do Cariri Cangaço, meus agradecimentos a Manoel Severo e Celsinho Rodrigues". Conheça o espetacular trabalho de Márcio Vasconcelos em: http://www.natrilhadocangaco.com.br/ensaio.php

Após a solenidade de abertura do Cariri Cangaço Piranhas 2016 os convidados do evento participaram da Exposição sobre o Cangaço no mesmo Centro Cultural e de programação cultural de xaxado no centro histórico de Piranhas.

Cariri Cangaço Piranhas 
Centro Cultural Miguel Arcanjo, Piranhas AL
28 de Julho de 2016


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário