Seguidores

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

INDONÉSIA ALDI, O ADOLESCENTE QUE PASSOU 49 DIAS À DERIVA PELO MAR


O indonésio Aldi Novem Adilang tem 19 anos e passou mais de um mês e meio à deriva no Pacífico a bordo da plataforma de pesca em que trabalhava (e onde vivia). Foi resgatado no final de Agosto por um cargueiro do Panamá ao largo de Guam, o território norte-americano que fica a 2500 quilómetros da cidade indonésia de Manado, onde o jovem trabalhava. Depois de viver momentos de desespero no mar, o adolescente regressou este mês a casa em Wori, a poucos quilómetros de Manado.

A função de Aldi na barraca de pesca flutuante (as chamadas rompongs, comuns na Indonésia) era manter as luzes acesas sobre o mar – uma estratégia que atrai os peixes que ficam então presos em armadilhas. A barraca onde o adolescente trabalhava desde os 16 anos ficava a flutuar a cerca de 125 quilómetros da costa. Todas as semanas, alguém da empresa para quem trabalhava ia até à plataforma flutuante recolher o pescado e entregar comida e água a Aldi.

Em meados de Julho, os ventos fortes que se fizeram sentir na região destruíram o ancoradouro da embarcação e Aldi ficou à deriva. Como tinha poucos mantimentos, o adolescente sobreviveu pescando peixe, queimando madeira da sua própria barraca para o cozinhar. Ia bebericando água filtrando-a nas suas roupas para minimizar a ingestão de sal, refere o jornal The Guardian.

https://www.publico.pt/2018/09/24/mundo/noticia/aldi-o-adolescente-que-passou-49-dias-numa-barraca-de-pesca-a-deriva-pelo-mar-1845048?utm_source=notifications&utm_medium=web&utm_campaign=1845048

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário