Seguidores

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

EU TE ENSINO A FAZER RENDA, E TE ENSINO A... ATIRAR!



(As memórias de dona Constância Gomes de Sá)

“Os dedos de dona Constância trabalhavam rápidos, entre bilros, os fios e os alfinetes que pontuavam o desenho da renda. Ereta, sentada no banquinho, a almofada no colo, refazia, lentamente, um passado de mais de oitenta anos, quando ela e as irmãs adolescentes haviam enfrentado os cabras de Lampião.

- Desde doze anos de idade a gente aprendia a atirar. Não era para matar não, era pra espantar. Teve um dia que os homens tinham ido pras volantes e ficou só a gente, as moças. Trancadas numa casa, a gente viu eles chegar, cada uma ficou num canto pra eles pensarem que era muita gente. Atiramos pelos buracos das paredes, atiramos o que pudemos e eles foram simbora...”

Constância Gomes de Sá, nascida no dia 21/09/1894, era filha de Manoel Gomes de Sá Ferraz e Maria das Virgens de Jesus. Foi casada com Manoel Rodrigues de Carvalho deixando os seguintes filhos: Antônio, Maria, Alberto, Maria de Lourdes, Isnar e Iraci. O pai de dona Constância, o Sr. Manoel Gomes de Sá Ferraz, era vizinho e primo do coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, barbaramente assassinado no dia do ataque a cidade de Belmonte pelo bando capitaneado por Ioiô Maroto, Lampião e Tiburtino Inácio em 20/10/1922. Na ocasião, o Sr. Manoel Gomes de Sá Ferraz, ajudou a polícia local sob o comando de Sinhozinho Alencar a expulsar os cangaceiros atacantes, impedindo que se estendessem as consequências do assalto. Contam que a sua esposa dona Maria das Virgens o ajudava a carregar os rifles durante o tiroteio. 

O Sr. Manoel Gomes de Sá Ferraz (falecido em 24/8/1939 na fazenda Luiz Pereira em Belmonte aos 77 anos de idade), foi casado a primeira vez com Maria das Virgens de Jesus, e a Segunda, com Joana Pereira de Sá. Do primeiro matrimônio nasceram 7 filhos: João, Antônio, Constância, José, Margarida, Pedro e Manoel; do segundo, nasceram dois filhos: Antônio e Francisco Gomes de Sá Ferraz.

Valdir José Nogueira de Moura.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1992363554156697&set=a.144216698971401&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.bogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário