Seguidores

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O PAPA, O PLÁSTICO E OS PIRADOS

Clerisvaldo B. Chagas, 4 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.977

Sobre a poluição que atinge os mares, principalmente do plástico, até o Papa se preocupou, fazendo pronunciamento a respeito de tão importante assunto, mas relegado ao esquecimento. Apelou o Papa às ações concretas que ponham fim aos plásticos inertes nos oceanos, pedindo ainda que os oceanos sejam pontos de encontros e não de separação. O Pontífice apelou para a proteção do bem inestimável que são as águas, lembrando a responsabilidade imperiosa, um desafio real e que muitos esforços têm desaparecido. O Papa pediu também para que sejam protegidas as pessoas que arriscam suas vidas à procura de um futuro melhor. Em 2017, a ONU lançou uma campanha internacional pela solução do problema plástico marinho. 

FOTO: (OPINIÃO E NOTÍCIA).

Infelizmente muitos países desenvolvidos através dos oceanos com suas rotas comerciais, têm ignorado o problema do lixo marinho. Mas, no caso do plástico, este material já tomou conta do mundo e não se pode apenas culpar os países ricos. O lixo plástico está por todas as partes, nos navios irresponsáveis e nos continentes levados das ruas para os córregos, para os rios, para os mares. Através das correntes marinhas rodam o mundo se acumulando em pontos já descobertos pelo homem. Quase toda a população mundial está mais preocupada com outros problemas e não em salvar o globo deixando de realizar a sua parte. Não se pode esquecer que temos somente este planeta para viver e que está semeado de mazelas como doenças gerais, guerras, fome, ódio e desertificação.
Estima-se que 10% dos plásticos produzidos no mundo terminem nos oceanos e que 60 a 80% do lixo marinho sejam plásticos.  
Pelo menos Alagoas chega com um exemplo importante, sendo o primeiro estado do Nordeste a conseguir eliminar os seus lixões. Os mesmos antigos lixões levados pelas enxurradas, riachos e rios para os mares. Elimina assim também a contaminação dos lençóis freáticos, fontes, riachos, rios, represas e açudes, melhorando a qualidade de vida de pessoas e animais.
O Papa tem razão. Dignificar a vida.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário