Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O DIA QUE OS POLÍTICOS ENGANARAM LAMPIÃO

Por: Adelmo José dos Santos (Escritor e Poeta serratalhadense)

A festa de setembro de 1991 em Serra Talhada, no estado de Pernambuco, terra natal de Virgolino Ferreira da Silva “Lampião”, tinha tudo para ser apenas mais uma festa como tantas outras, se não fosse o “Plebiscito da Estátua De Lampião” que provocou uma grande agitação na cidade.

As pessoas eram entrevistadas pela Rede Globo que estava fazendo a cobertura do plebiscito juntamente com a “Revista Veja”.

Nas entrevistas as pessoas opinavam dando a sua explicação. Uns diziam que eram contra a colocação da estátua na praça principal da cidade, outros diziam que eram a favor, também tinha aqueles que ficavam em cima do muro, com medo de dar a sua opinião.

A notícia se espalhou Brasil afora, se esparramou mundo adentro, e Lampião com mais de meio século da sua morte ainda continuava aceso, sendo um marco na historia do povo sertanejo. 53 anos após a morte de Lampião, Serra Talhada estigmatizada como um território violento, preparava-se para se transformar em um polo de turismo e lazer do estado, explorando de forma racional a imagem de um filho famoso e controverso: Lampião. O lendário cangaceiro, comandante das caatingas nas décadas de 20 e 30 do século passado.

Em setembro de 1991, Serra Talhada preparou um plebiscito para julgar pelo voto direto e secreto se na condição de herói, Lampião mereceria uma estátua na praça principal da cidade.

O deputado Federal Inocêncio Oliveira escreveu o texto que iria ocupar a parte frontal da estátua:

“Virgolino Ferreira da Silva, Lampião, vítima de uma época, escravo do subdesenvolvimento, filho das caatingas. Homenagem dos seus conterrâneos”.

Mas abaixo, por questões políticas, o deputado conferiu ao texto um outro tom, dando uma no cravo e outra na ferradura:

“O contraste entre o bem e o mal é necessário, para que você, mostrando o mal, dignifique e glorifique o bem”.

A celeuma em torno da estátua foi estimulada propositadamente pela Casa da Cultura e teve como objetivo final apenas explorar turisticamente o privilégio da cidade ser a terra natal de Lampião. E assim como tantos foras da lei, Lampião foi desenterrado pelos moradores de Serra Talhada, um rico polo regional de comercio a 415 Km do Recife, para reforçar argumentos na mais folclórica celeuma em que a cidade já se meteu.

Literalmente divididos, os moradores discutiam se colocariam ou não uma estátua de Lampião na praça principal da cidade. Isso seria definido no plebiscito que iria acontecer no dia 7 de setembro, data consagrada à padroeira do município, Nossa Senhora da Penha. Sob a bênção da santa, da prefeitura municipal, e até mesmo da justiça eleitoral que deveria ceder as urnas e permitir o uso dos títulos eleitorais.

O plebiscito teve como resultado a vitória do “SIM” com 72% de aprovação da proposta que considerava Lampião como um herói popular. O resultado gerou tanta celeuma que a proposta de erguer uma estátua de Lampião na praça pública ficou apenas no papel.

O importante é que Lampião acabou entrando na história, divulgando o nome de Serra Talhada em todo mundo, através da literatura, do cinema e da música.

O plebiscito aconteceu com a vitória “SIM”, mas prevaleceu o “NÃO”.

Lampião foi enganado, desviaram a sua história, e a estátua, que foi conquistada no plebiscito, acabou como mais uma promessa de político, não foi feita até agora.

Adendo: Geraldo Antônio de Souza Júnior


Imagem meramente ilustrativa. 


https://cangacologia.blogspot.com/2018/10/o-dia-que-os-politicos-enganaram-lampiao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário