Seguidores

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

TODOS OS PERSONAGENS DO CARIRI CANGAÇO SÃO JOSÉ DE BELMONTE...

Por Manoel Severo
o
Estamos todos comprometidos com a realização de mais um grande, responsável e inesquecível evento com a marca Cariri Cangaço. Os que pesquisam a temática sabem do tamanho da força e significado de São José de Belmonte para a historiografia do Cangaço. Nessa maravilhosa terra abençoada por Deus, cheia de tradição e história repousa o legado de uma das mais extraordinárias sagas nordestinas, a saga dos Carvalho e dos Pereira; gênese forte do nascimento de personagens inesquecíveis como Sinhô Pereira, Luiz Padre e Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião...

Desde o dia de sua abertura na noite de quinta, 11 de outubro, até seu termino na manhã do domingo dia 14, reuniremos uma verdadeira seleção de alguns dos mais destacados pesquisadores de todo Brasil para discutirmos e trazermos à mesa temas pra lá de palpitantes e que nos transportam no tempo e no espaço para compreender melhor os acontecimentos que marcaram uma época.
o
Honório de Medeiros, Juliana Pereira, Aderbal Nogueira, João de Sousa Lima
Elane Marques, Wescley Rodrigues, Professor Pereira, Geraldo Ferraz: 
Que comece o Grande Encontro da Alma Nordestina
o
A apresentação do Cariri Cangaço na  noite de abertura ficará por conta do Conselheiro Cariri Cangaço Honório de Medeiros, que trará aos participantes, as origens, o objetivo, a essência e os principais números do Instituto Cariri do Brasil que realiza sua 23ª edição na terra da Pedra do Reino. Ao lado de Honório de Medeiros se unem na noite de abertura os Conselheiros; João de Sousa Lima, Elane Marques, Ivanildo Silveira, Juliana Pereira, Wescley Rodrigues e Cristina Couto além dos secretários de cultura de Exu; Rodrigo Honorato e de Crato; Wilton Silva que em nome do Cariri Cangaço entregarão um conjunto de Diplomas e Comendas a várias personalidades locais e regionais.
o
A noite de abertura terá como ponto alto a entrega das Comendas de "Personalidade Eterna do Sertão", a Ariano Suassuna; in memoriam; através da presença honrosa do grande Manuel Dantas Suassuna, e de "Equipamento Imprescindível à Perpetuação da Memória e Cultura do Sertão" ao Castelo Armorial de São José de Belmonte, iniciativa ousada e vitoriosa do empresário Clécio Novaes. As boas vindas a todos ficará a cargo de Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço e Valdir José Nogueira, Presidente da Comissão Local Organizadora e anfitrião do grande Cariri Cangaço São José de Belmonte.
o
o
Só os Fortes Compreenderão...
o
As visitas técnicas nos levarão aos principais cenários da história marcante do cangaço e do conflito secular Carvalho e Pereira, como também à mistica e enigmática história da Pedra do Reino; uma das mais fortes manifestações do Sebastianismo em terras brasileiras. Aqui o sangue de sertanejos se misturou à terra sagrada nordestina num dos mais impressionantes e trágicos episódios de todo o nordeste. 
o
Conferencistas de peso com os pesquisadores, Helvécio Neves Feitosa, Clênio Novaes, Débora Cavalcantes, Ernando Carvalho, Luiz Ferraz Filho, Valdir José Nogueira e os Conselheiros Cariri Cangaço, Sousa Neto, Jorge Remígio, João de Sousa Lima, Narciso Dias, Juliana Pereira e Aderbal Nogueira, estarão entre os que formarão um time de peso à frente das conferências do Cariri Cangaço São José de Belmonte .
o
Ivanildo Silveira, Lili Conceição, Quirino Silva, Tomaz Cisne,
Rangel Alves da Costa, Edvaldo Feitosa, Sousa Neto, Carlos Alberto:
Cariri Cangaço, onde o Brasil de Alma Nordestina se Encontra !
Daniel Walker, Francimary Oliveira, José Irari, Jair Tavares,
Getúlio Bezerra, Wilton Silva, Manoel Serafim, Maria Oliveira:
O Brasil de Norte a Sul tem um compromisso em terras da Pedra do Reino!
o
Mais uma vez uma seleção de Conselheiros do Cariri Cangaço formará fileira para as homenagens à várias Instituições culturais e folclóricas como também a personalidades do universo do estudo e pesquisa de temas nordestinos, com destaque para os Conselheiros; Edvaldo Feitosa, Manoel Serafim, Luiz Ruben, Lili Conceição, Professor Pereira, Kydelmir Dantas, além do Presidente do ICC, pesquisador Heitor Feitosa. Dentre as instituições homenageadas estarão a Associação de Bacamarteiros de São José de Belmonte, a Cavalhada Zeca Miron , o IHGP - Instituo Histórico e Geográfico do Pajeú , como também o espaço Tempero do Reino. 
o
Em um dos cenários que marcou o início da história de Virgulino Ferreira da Silva; no vale do Pajeú, o Cariri Cangaço São José de Belmonte promove um dos mais esperados debates sobre o desfecho final do rei dos cangaceiros, a programação reserva uma mesa especial para o debate sobre Angico, sob a luz do vídeo documentário "Angico-80 Anos..." do Conselheiro Cariri Cangaço Aderbal Nogueira.
o
o
E é Aderbal Nogueira que nos conta: "Para mim Angico está totalmente elucidado. Após esse vídeo eu não tenho mais nenhuma dúvida do que, e como tudo aconteceu. Quem conta não sou eu e nem é nenhum pesquisador ou historiador, são eles, os que lá estavam. O grande quebra-cabeças foi montado e eu não tenho como duvidar de depoimentos que batem em tudo, as divergências são muito pequenas e somente em relação a coisas que não influenciam em nada o fim da história.O FAMOSO BILHETE, TEM GADO NO CURRAL - COMO AS VOLANTES SE REUNIRAM - A CHEGADA DAS VOLANTES EM PIRANHAS - A BUSCA PELAS CANOAS - A DESCIDA PELO RIO - COMO SE APRISIONOU PEDRO E DURVAL - QUEM MANDAVA EM QUEM - O CAMINHO ATÉ A GROTA - COMO DIVIDIRAM AS TROPAS - O PAPEL DE PEDRO E DURVAL - O PRIMEIRO TIRO - O COMBATE - A MORTE DE MARIA - A MORTE DE LAMPIÃO - QUEM MATOU ADRIÃO - QUEM FICOU COM OS EMBORNAIS - O CORTE DAS CABEÇAS - A BRIGA PELO ESPÓLIO - COMO LEVARAM AS CABEÇAS - QUANTO TEMPO DUROU O TIROTEIO - COMO TANTOS ESCAPARAM - TEVE VENENO - DURVAL PRESENCIOU O COMBATE - isso e muito mais detalhes sobre o combate de Angico". Ao lado de Aderbal Nogueira, os pesquisadores Narciso Dias, Juliana Pereira e João de Sousa Lima nos dão a certeza de nitroglicerina pura, é só aguardar o Cariri Cangaço São José de Belmonte.
o
 Jorge Remígio, Cristina Couto, Raul Meneleu, Bosco André
Kydelmir Dantas, Ana Lúcia, Narciso Dias, Archimedes Marques:
Cariri Cangaço um legado e uma história...
Rodrigo Honorato, Manoel Belarmino, Robério Santos, Nivaldo Pereira
Cicero Moraes, Augusto Martins, Gustavo Costa, Márcia Filardi:
Cariri Cangaço, mais que um Evento, um Sentimento !
o
O Brasil de Alma Nordestina tem um encontro marcado em terras pernambucanas. De todos os lugares do país uma plêiade de destacados nomes estarão presentes. Além dos já citados acima, as importantes confirmações continuam com os Conselheiros Cariri Cangaço; Raul Meneleu Mascarenhas, Archimedes Marques, Rangel Alves da Costa, Ana Lucia Souza, Geraldo Ferraz, Júnior Almeida e Louro Teles, além dos pesquisadores; Robério Santos e Nininho, do canal "O Cangaço na Literatura" e Thiago Meneses do canal "Odisseia do Cangaço". Nomes como João Tavares Calixto Junior, Cícero Aguiar, Ione Sampaio, Saulo Gomes, Getúlio Bezerra, Edízio Carvalho, Jair Tavares, Nivaldo Pereira, Noádia Costa, Bismarck Oliveira, Francimary Oliveira, Zé Carlos Nascimento, Aglézio de Brito, Daniel Walker, José Irari, Mabel Nogueira, Carlos Alberto Silva, Edson Araujo, Paulo George Lampião, Gustavo Farias, Jorge Figueiredo, Rúbia Lóssio, Manoel Belarmino, Aline Melo, Waquinho Ferraz, Cris Silva, Cristiano Ferraz, Luciano Costa, Augusto Martins, Carlos Santos, Márcia Filardi e Neliton, João Andrade, Afrânio Oliveira, Fernandes Reis, Paulo Moura, Antônio Edson, Tomaz Cisne, Richard Pereira, Afrânio Gomes, Bibi Saraiva, Thiago Gontijo, Bruno Yacub, Leonardo Gominho, Comendador Mariano, Amélia Cardoso, Arthur Holanda, Divonildo Sobreira, Maria Oliveira, Valdenor Feitosa, Tássio Sereno,  Beto Souza, Vera Costa, sem falar nos queridos Alcides e Gerlane Cavalcante, dentre muitos outros marcarão o Cariri Cangaço São José de Belmonte como uma das maiores iniciativas já realizadas pela marca Cariri Cangaço. 
o
o
 Noádia Costa, Afrânio Gomes, Camilo Lemos, Cris Silva
Paulo Moura, Afrânio Oliveira, Cicero Aguiar, Cristiano Ferraz:
O Maior legado do Cariri Cangaço é unir as pessoas...
João Tavares Calixto Junior, Dionizio Apodi, Clênio Novaes, Helvécio Feitosa 
Heitor Macedo, Luciano Costa, Luiz Ferraz Filho, Rossi Magne:
Cariri Cangaço você nunca viu nada igual...
o
Significativos representantes das várias manifestações da cultura e arte do sertão como o casal, Quirino Silva e Célia Maria, do poeta Cícero Moraes, do poeta e cerimonialista Rossi Magne, de Rita Pinheiro - a garimpeira da cultura, do ator Dionízio Apodi, do artista plastico Camilo Lemos, além da extraordinária caricaturista Eliana Giolo e da pequena Francine Maria e Pedro Lucas Feitosa também estarão prestigiando o evento que já encerra as atividades do Cariri Cangaço para o ano de 2018; ano chave em que realizou ainda, as festejadas edições de Fortaleza, no Ceará em abril , Poço Redondo em Sergipe, e Pedro Alexandre na Bahia, no ultimo mês de junho. 
o
oAline Melo, Bismarck Oliveira, Edson Araujo, Aglézio de Brito 
Bibi Saraiva, Célia Maria, Antonio Edson, Alcides Carneiro

Cavalhada de Zeca Miron, tradição e beleza na grande festa do Cariri Cangaço 
Sã José de Belmonte 2018
Rita Pinheiro, Jorge Figueiredo, Louro Teles, Junior Almeida 
Gerlane Cavalcante, Eliane Giolo, Luiz Ruben Bonfim, Rúbia Lóssio:
A certeza de mais um evento inesquecível...
Pedro Lucas Feitosa, Waguinho Ferraz, Carlos Santos, Paulo George Lampião
Divonildo Sobreira, Arthur Holanda, Tássio Sereno, Valdenor Feitosa
o
"A cada dia que passa,  a cada realização, a cada edição de nosso Cariri Cangaço, cresce em nosso coração o mais sincero sentimento de gratidão a esta imensa família que acostumamos a chamar de Família Cariri Cangaço; um exemplo de dedicação e absoluta paixão, um exemplo de zelo e amor pelo que temos de mais precioso: Nossas raízes, nosso chão... Novamente estaremos juntos, mais uma vez em Pernambuco, mais uma vez vivendo intensas emoções, mais uma vez fazendo tudo valer a pena, então que venha o Cariri Cangaço São José de Belmonte", conclui Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço.
o
"A Vida é a Arte do Encontro" 
A isso chamo Cariri Cangaço... 
Então que dobrem os sinos: 
A Alma Nordestina já tem um encontro marcado...São José de Belmonte
11 a 14 de Outubro de 2018

https://cariricangaco.blogspot.com/2018/09/todos-os-personagens-do-cariri-cangaco.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário