Seguidores

sábado, 27 de outubro de 2018

UM DIA HISTÓRICO PARA MIM.


Por Wasterland Ferreira Leite

Hoje para mim foi um dia histórico, e digo isso em razão da oportunidade que tive de reencontrar o queridíssimo casal Paulo Britto e dona Ane Ranzan, e de conhecer pessoalmente a outro amigo, o notório e notável pesquisador do Cangaço, Robério Santos e equipe.

E aqui falo de Toni e Nininho (Geneilson), simpatissíssimos e quê atuam como motorista e fotógrafo e cinegrafista de Robério, respectivamente.
Na referida equipe de pesquisadores estava também uma jovem bastante simpática, porém peço-lhe perdão pois não guardei seu nome.
Foram horas de uma conversa agradável a respeito do Cangaço e Lampião, porém com um enfoque bastante especial, a trajetória histórica e atuação profissional-militar de ninguém menos que o Cel.PMAL João Bezerra da Silva, pai de Paulo e que também comandou a Força Policial Volante no histórico cerco ou operação policial quê resultou no extermínio de Lampião, Maria Bonita e mais 9 elementos da famosa quadrilha e também na morte do Soldado PMAL Adrião Pedro de Souza.

Durante a visita do jornalista e pesquisador Robério Santos foi gravada uma sensacional e histórica entrevista com Paulo Britto e quê em breve irá ao ar no Programa O Cangaço na Literatura (Canal no YouTube).

Finalmente, saliento aqui que pouco falei durante a conversa bastante informal e paralela à entrevista (mesmo tendo muita vontade de falar), porém esquivei-me mais a ouvi-los, e notadamente o Paulo pois seu relato preciso, histórico, rico em detalhes e trazendo-nos à luz fatos até mesmo inéditos no que toca à ação do Cangaço no sertão de Alagoas ou principalmente sobre os vários episódios importantes sobre o Cel. Bezerra e sua brilhante atuação na repressão contra o cangaceirismo na região. 

Diante de uma chance talvez única, ímpar e importantíssima para todo pesquisador e cioso pelo tema Cangaço, haveria eu de falar o quê, a não ser aprender?! E saí do encontro ainda mais enriquecido de conhecimento histórico e principalmente, com mais amigos: Robério e sua equipe.

Não posso deixar de homenagear a Itamar Da Silva Baracho, professor de Filosofia, pastor evangélico e estudioso do Cangaço e que foi-me apresentado pelo meu queridíssimo Aderbal Nogueira durante nosso encontro no Recife, em setembro passado.

Itamar tornou-se meu amigo pessoal, e estamos sempre em contato e nutrindo essa amizade, para mim ou para nós, já agradabilíssima.

Obrigado Itamar, por ter-me levado hoje a residência de Paulo e assim permitir-me desfrutar daqueles momentos maravilhosos.

Um grande abraço a todos.
Wasterland Ferreira Leite.
Pesquisador e Membro efetivo da SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=297459317536254&set=a.136776593604528&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário