Seguidores

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

LIVRO DO PESQUISADOR FREDERICO PERNAMBUCANO DE MELO

Por Wasterland Ferreira

Quando em 2010 o Dr.Frederico Pernambucano de Mello lançou a 1a. edição do monumental Estrelas de Couro. A estética do Cangaço (o maior e mais completo estudo publicado sobre o trajo guerreiro do cangaceiro nordestino), concluindo e fechando a chamada "trilogia do Cangaço", composta pelas obras: Guerreiros do Sol. Violência e banditismo no Nordeste do Brasil (ora em 5a. edição revista e ampliada pelas editoras A Girafa/Massangana); Quem foi Lampião (ora em 3a. edição pela Editora Stahli e pelo já mencionado Estrelas de Couro. A estética do Cangaço (ora em 3a. edição pelas Escrituras Editora), já esperava-se a publicação deste novo livro do Dr. Fred (como chamam-no na intimidade), e isto devido a entrevistas concedidas a imprensa por Frederico Pernambucano dando conta de sua pesquisa "inteiramente nova" sobre fatos da vida de Lampião, e muito especialmente no que concerne à morte do grande e poderoso cangaceiro.


Pois bem. Seu novo livro Apagando o Lampião. Vida e Morte do Rei do Cangaço, publicado pela Global Editora e lançado nacionalmente a 5 de dezembro, encontra-se a disposição de todo cioso pelo tema nas melhores livrarias do Brasil, e no Recife pode ser encontrado na Livraria Imperatriz onde chegou uma boa remessa de exemplares do aludido livro.



Eu já tenho o meu, e a posterio-ré irei comentá-lo, e garanta também o seu pois o livro já nasceu polêmico e foi escrito por ninguém menos que o "Mestre dos mestres em assuntos de Cangaço", no dizer feliz do sociólogo Gilberto Freyre à primeira edição do Guerreiros do Sol, em 1985, e não custa lembrar que Frederico Pernambucano de Mello, também chamado de "o historiador do Brasil profundo", pelo professor Nelson Aguilar, o é também autor de estudos ou obras importantíssimas sobre vários e relevantes temas na historiografia do Nordeste, a exemplo dos livros A tragédia dos blindados. A revolução de 30 no Recife; A Guerra total de Canudos. Delmiro Gouveia. Desenvolvimento com impulso de preservação ambiental, entre vários outros.


É muito bem-vindo o novo livro de Frederico Pernambucano de Mello: Apagando o Lampião. Vida e Morte do Rei do Cangaço.

Wasterland Ferreira Leite.

https://www.facebook.com/wasterland.ferreira?epa=SEARCH_BOX

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário