Seguidores

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

MEU, SEU, DELE, DELA, NOSSO QUERIDO ESTADUAL

Por José Mendes Pereira

Por que "O Estadual" e não "A Estadual"? Simplesmente porque esta escola já foi "Colégio Estadual de Mossoró", esta é a razão de todos a chamarem de "O Estadual".

Será que existem pessoas adultas ou bem adultas de Mossoró que ainda não conhecem o Estadual? É quase certeza que não. Quem aqui nasceu sabe muito bem chegar na maior Escola pública de Mossoró. E quem aqui nasceu e nela estudou conheceu e conhece todas as dependências dela, e até teve, muito embora pequeno e passageiro, um romance amoroso nas suas dependências, nos seus corredores, na cantina, na área de lazer, no auditório do teatro, na quadra de esporte, na rampa e que tenha sido em qualquer uma delas, enfim, "O Estadual" sempre foi e será um guardador de segredos que viu nas sua dependências casais de alunos e até mesmo professores se amando.

blogdadired12.blogspot.com

A Escola Estadual Jerônimo Rosado está localizada em Mossoró no bairro Santo Antonio, à Rua Ferreira Itajubá S/N, e foi fundada no ano de 1959, por Dinarte de Medeiros Mariz, que governou o Rio Grande do Norte entre 1956 e 1961.

Nas últimas seis décadas esta repartição já educou uma grande parte do povo mossoroense, inclusive pessoas de outras cidades que se matriculam nela, e é conhecida em toda região por "O Estadual", sendo de tradição. É a maior escola pública de Mossoró, com pouco mais de 20 salas de aula, e todas são grandes, com auditório, quadra de esporte, e duas rampas para ter acesso às classes.

Acadêmicos de matemática na recepção aos visitantes - http://pibidmatematicauern.blogspot.com.br/2013/06/salao-de-jogos-matematicos-movimentam.html

As alunas eram as pétalas que desabrochavam em suas flores para florirem aquela escola, e que sempre foram as personalidades que não deviam faltar naquelas dependências. Um olhar e um riso apaixonado de cada uma delas dentro daquele ambiente educacional fazia a escola continuar educando e formando com muito prazer, obrigado!

Quem viveu o Estadual sabe muito bem como era divertido estudar nele, e com certeza, orgulhou-se ou orgulha-se muito, por estudar em uma das mais tradicionais escolas de Mossoró, com bons mestres e responsáveis funcionários.

Aquelas estudantes que vestiam as suas fardas do magistério eram  e ainda são muito bem lembradas em qualquer lugar de Mossoró, porque a cor do uniforme embelezava mais ainda a estudante.

Veja o comentário da Nildete Alves que foi aluna de lá:


"Parabéns pelo belo texto, 
José Mendes Pereira!

Com ele revivi bons momentos! O Estadual tem cheiro da minha adolescência, pois lá estudei o ginasial e o primeiro ano do magistério! Lembrei como se fosse hoje , dos bons momentos ,dos amigoas Maria Do Carmo CarlosAlcidete Lima Lima NogueiraHelena Lima Túlia, Maria Zilma, Geiza Carlos, Paulo, Nereu, entre outros, dentre esses tinham coleguinhas que nos ensinava os conteúdos mais difíceis, e até mostrava dificuldade na aprendizagem para que as aulas extras demorassem mais Tamanho era a nossa admiração e carinho por eles e alguns até hoje são nossos amigos


Relembrei com muito respeito o palpitar do coração inocente com sentimentos platônicos ou não kkk lembro dos encontros escondidinhos com Roberto, hoje meu esposo indo me buscar na saída do colégio.

Professor Felipe Caetano

Lembro das salas de aulas, das rampas, dos professores por quem tínhamos admiração e respeito (Saudoso Hermógenes, Felipe Caetano, Francisco, a saudosa Natália Bezerra e muitos outros).

Professora Natália Bezerra

Lembro dos lanches deliciosos numa casa ao lado do colégio!!! Vou parar por aqui, mas ainda teria muito a descrever sobre os grandes momentos vividos nesse grande Colégio Estadual de Mossoró! 


Adendo: - http://blogdomendesemendes.blogspot.com


"A casa ao lado que você se refere era a de dona Porcina a qual era uma figura importante para nós, e principalmente para os alunos da Casa do Estudante. Sua lanchonete funcionava lá. Ela era uma pessoa que todos os alunos desejam ser seus filhos. Aqui disponibilizo a sua foto para que você demais ex-alunas recordem desta figura muito importante".

Agradeço mais uma vez ao autor desse texto, Jose Mendes Pereira Mendes!!! 

Gostaria de participar dos encontros anuais com os ex-alunos desse Colégio que tanto amo! Meu face é Nildete Alves! 

Abraços a todos que direta ou indiretamente fizeram parte dessa linda história!".


http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com/2014/08/escola-estadual-jeronimo-rosado.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário