Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2019

O PADRE QUE MORREU NA IGREJA

ADRE QUE MORREU NA IGREJA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.072

Em março de 2014 publicamos artigo sobre o padre Capitulino, a igreja de São Benedito e o próprio santo. História religiosa e política que se inicia em Piaçabuçu, passa pelo Sertão alagoano e deságua na capital do estado.

CAPITULINO (Foto: História de Santana).

No final do século XIX, proveniente do lugar ribeirinho de Piaçabuçu, chega a Santana do Ipanema o padre Manoel Capitulino de Carvalho. Veio dirigir os serviços religiosos da Ribeira. Foi em 1900 que o padre Capitulino reformou a capela de Senhora Santana. Casou uma irmã com membro da família Gonzaga e que um deles foi intendente por muitos anos, neste município. Após o reinado dos Gonzaga, o próprio padre Capitulino entrou na política, sendo intendente também.
I. SÃO BENEDITO. (F. B. CHAGAS).
Com funções acumuladas em Santana do Ipanema, Capitulino estava sempre viajando e não eram poucas as reclamações de parte do povo sobre o padre politiqueiro. Como político sua gestão não foi longa.  Como religioso galgou muitos degraus da hierarquia católica. Sempre que se dirigia a Maceió, era a cavalo até à cidade de Viçosa, onde tomava o trem até a capital. O padre chegou a substituir o, então, governador, Fernandes Lima, quando este se afastou do cargo por alguns meses, para tratamento. Aproveitando a ocasião, o governador em exercício, elevou à cidade a vila de Santana. Uma espécie de compensação pelos transtornos administrativos santanenses. Ficou vivendo em Maceió.
Lembramos a igreja de São Benedito situada à Rua Barão de Alagoas, em Maceió. Ainda em 2014 era a única igreja da capital que recebia cadáveres a serem velados em prédios católicos. Foi ali onde faleceu o padre Manoel Capitulino de Carvalho, com enfarte fulminante, após celebrar a Santa Missa.
Em Santana do Ipanema, ainda hoje existe uma igrejinha/monumento, construída por Manoel, como marco de passagem do século XIX para o século XX. A igrejinha abriga a imagem de Nossa Senhora Assunção que veio de Portugal e, de Viçosa (trem) até Santana, em lombo de jumento. O lugar virou bairro chamado Monumento, tornando-se a fatia nobre da cidade. Em seus degraus externos, foram apresentadas as cabeças de Lampião, Maria Bonitas e seus asseclas (1938) após a hecatombe de Angicos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário: