Seguidores

domingo, 24 de março de 2019

O REI DO CANGAÇO TINHA AS SUAS QUALIDADES...


Francisco Carlos Jorge de Oliveira



O Rei do cangaço apesar de um facínora assassino tinha certas qualidades e uma delas, era a de ser muito religioso. Ele respeitava por demais os Santos da Igreja Católica. 


Lampião era supersticioso, porém muito criterioso com certas coisas que realizava ou iria realizar. Virgulino Ferreira da Silva era muito temente a Deus e devoto por demais da Virgem Maria, pois todas as manhãs antes do nhambu piar, que os raios do sol ânteros à aurora enrubescia o céu deixando púrpuro o negro horizonte, antes do desjejum; o Capitão Cangaceiro reunia toda a sua cabroeira e assim sem o chapéu na cabeça, todos de joelhos sobre o chão, acompanhavam seu líder rezando o “Ofício a Nosso Senhor”. Dizem os mais antigos anciões nordestinos, que Lampião ensinava todos os chefes dos seus subgrupos, a fazer o mesmo que ele rezar todas as manhãs o Ofício a Nosso Senhor. 


O único cabra a resistir tal ordem foi o perverso cangaceiro Gato, e o Rei do Cangaço pra evitar e não provocar um entrevero maior, não obrigou o supracitado cangaceiro a fazê-lo nem participar, mas ordenou que outro cangaceiro o Canário, o fizesse em seu lugar. 

Tempos depois, Gato foi baleado e horas após morto num combate na cidade de Piranhas onde tentava resgatar sua esposa Inacinha que havia sido ferida e capturada durante confronto com volante do intrépido tenente João Bezerra.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário