Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2019

E VOCÊ, ACHA QUE MARIA BONITA CONHECEU TODOS OS IRMÃOS E IRMÃS DE LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira
Colorido pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Livino e Antônio que eram irmãos do capitão Lampião e que participaram do cangaço, Maria Bonita não os conheceu, porque quando ela entrou para ser facínora eles dois já tinham sido assassinados. O Ezequiel Ferreira este sim, ela o conheceu bastante. Apesar dele ter entrado no cangaço muito jovem, mas só foi assassinado após a entrada de Maria Bonita à malta do rei do cangaço Lampião. Por esta razão eu acho que ela o conheceu fisicamente e muito bem psicologicamente.

Escritor João de Sousa Lima 

O escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima disse em: http://cariricangaco.blogspot.com/2009/12/morre-antonio-ferreira-porantonio.html.

Livino Ferreira

"No campo de luta Lampião viu três irmãos morrerem. O primeiro morto em combate foi o Livino Ferreira da Silva no ano de 1925, em um tiroteio acontecido na fazenda baixa do Juá, próximo à cidade de Flores, Pernambuco, com volantes paraibanas comandadas pelos sargentos José Guedes e Cícero de Oliveira. Livino faleceu oito dias após esse tiroteio, com 29 anos de idade.

Antonio Ferreira

O segundo irmão a deixar o mundo dos vivos foi Antonio Ferreira da Silva nascido em 1896 e morto em janeiro de 1927, na fazenda Poço do Ferro, Tacaratu, Pernambuco, propriedade do coronel Ângelo da Jia, 

Coronel Ângelo da Jia

em decorrência de um acidente ocasionado por Luiz Pedro, que disparou sua arma acidentalmente atingindo o próprio amigo.

O cangaceiro Luiz Pedro era do Retiro-Triunfo-PE e era amigo do capitão Lampião desde os tempos da velha guarda

O terceiro e último morto em combate foi Ezequiel Ferreira da Silva o mais jovem irmão, nascido em 1908. Ezequiel passou a acompanhar Lampião em 1927 (após a morte do irmão Antonio), junto com o cunhado Virgínio. Ele tinha o apelido de Ponto Fino, alcunha adquirida pela justeza do seu tiro. 

Sua morte aconteceu em Paulo Afonso, Bahia, no povoado Baixa do Boi, terras pertencentes na época a santo Antonio da Glória do curral dos Bois.


O tenente Arsênio Alves de Souza chegou ás imediações do povoado Riacho com uma volante composta por aproximadamente 20 soldados e tendo como guia os dois irmãos Aurélio e Joví, que eram fugitivos da cadeia de Glória, preso pelo inspetor de quarteirão, o senhor Pedro Gomes de Sá, pai da cangaceira Durvinha. 


A volante chegou ao povoado riacho no dia 23 de abril de 1931, trazendo entre seu aparato bélico uma metralhadora Hotchkiss. O primeiro contato do tenente no lugar foi com Zé Pretinho e o jovem foi forçado a seguir com os policiais. Cruzaram o terreiro de dona generosa Gomes de Sá, coiteira de Lampião e foram armar acampamento na Lagoa do Mel, um tanque construído por Antonio Chiquinho". 

Foto de João Ferreira dos Santos - facebook

No meu entender Maria Bonita teve contato apenas com Ezequiel Ferreira da Silva, mais o João Ferreira dos Santos acho, não comprovo isso sobre o último, mas digo, pelo fato do João Ferreira "o único irmão de Lampião que não fez parte do cangaço", ter morado em Propriá, no Estado de Sergipe, e lá, o capitão Lampião casou e batizou sem desordens. É tanto que, mesmo não tendo feito nada foi pego de surpresa e morto na madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, no Estado de Sergipe. 

Padre Cícero Romão Batista

É impossível que Maria Bonita tenha conhecido as irmãs do capitão Lampião, porque no tempo em que ela entrou para o cangaço as irmãs do rei residiam na cidade do Juazeiro do Norte, sobre os olhares do padre Cícero Romão Batista. 


Atenção: O que escreveu o escritor e pesquisador do cangaço João de Sousa Lima é mais do que real. Agora, o que eu escrevi e se você acha que não bate com as informações dos escritores e pesquisadores do cangaço não use na literatura lampiônica. São apenas as minhas tentativas de descobertas sobre amizades entre a irmandade de Lampião com a irmandade de Maria Bonita.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário