Seguidores

terça-feira, 30 de abril de 2019

HOMENAGEM AO LIVREIRO CHICO DA UnB, UM OÁSIS DE CULTURA EM BRASÍLIA

Por Luiz Serra

""Ele saiu do Piauí para Brasília em pau de arara. Trabalhou desde criança como vendedor de jornais. Foi lendo as letrinhas miúdas todos os dias que encontrou sua paixão: a literatura. Hoje, o Chico é dono de uma das livrarias mais famosas na cidade. E há 38 anos, conquista fãs na Universidade de Brasília por sua sabedoria e pela vontade de compartilhar conhecimento."

"Começava assim a reportagem que a seis anos ia ao ar no Fantástico - O Show da Vida."

Editor: Livraria do Chico

Muito me contentou a pose do Chiquinho. “A mistura de literatura e história em “O Sertão Anárquico de Lampião”, escrito por Luiz Serra, inspira o leitor a pensar a alma do brasileiro e seus conceitos de violência. Nesta obra, o escritor apresenta sua visão pessoal sobre o sertão de Lampião, "anárquico", considerando as crônicas e os mitos épicos pesquisados.  O Nordeste como foi, e de alguma maneira ainda é. O Sertão Anárquico de Lampião”, de Luiz Serra, você encontra com o Chiquinho.” Registro e comentários da Página da Livraria do Chico.Adquira este livro com o professor Pereira - franpelima@bol.com.br

Um dos mais queridos livreiros e incentivadores da cultura universal, com simplicidade e sabedoria, Chiquinho construiu a sua obra maior: sua livraria.

Excerto para este dia especial:

"Tirai do mundo a mulher e o mundo se transformará em um ermo melancólico. E os deleites, tão-somente, serão o prelúdio do tédio!"
Alexandre Herculano in Eurico, o presbítero.

Nas prateleiras do Chico Borboletas & Lobisomens. Livro fantástico de Hugo Studart, que aborda a história recente do Brasil, com tratativas saídas dos combates na selva entre guerrilheiros do PCdoB e as patrulhas das forças armadas, a dolorosa Guerrilha do Araguaia, até hoje com revelações saídas das sombras do silêncio. Meses antes, Hugo veio-me com amistosa bondade ao me convidar para compor a equipe de revisão histórica de sua extraordinária obra. Em alguns meses de lançado, já na 5a edição pela Francisco Alves. Um best-seller!

Até que um administrador aventou a possibilidade de remover a tradicional Livraria do Chico. Iniciou-se uma mobilização de alunos e professores durante aqueles dias, uma vigília pela manutenção do saber.

No entanto, tal tragédia brasileira acontece em vários pontos do país: Não há terremotos no Brasil, mas há fechamento de livrarias.

Visita ilustre ao Chiquinho. Essa foto foi tirada no dia em que o escritor José Saramago recebeu o título de doutor Honoris Causa pela UnB, em 1997. Marcou ponto no Chiquinho.

Situada no campus da Unb, a pequena e familiar livraria abriga milhares de obras da literatura tanto didáticas quanto clássicas.

O máximo é ir com calma e desbravar todos aqueles milhares de títulos quase escondidos atrás de uma pilastra no ICC Norte.

Jornada de abraço na LIvraria do Chico, nesse dia com a presença do senador Cristovan Buarque.

Cortesia ao Chiquinho de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio

O tempo passa e sempre na Livraria do Chico respira-se a cultura universal..

“Sempre vale a pena esperar e conferir por que o Chiquinho se destaca como o Livreiro mais querido da UnB.

Mesmo não estando na livraria, pois se ele não está lá com certeza o Nosso Livreiro está procurando um excelente conteúdo literário para apresentar.

Compensa esperar.”
Da fanpage do Chico


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário