Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2019

MARIA BONITA TERIA VISTO O "PAVIO" DE CANDEEIRO?


Por Junior Almeida
Manoel Severo e Júnior Almeida

Manoel Dantas Loiola (foto), no cangaço tinha o nome de guerra de "Candeeiro". Era homem de confiança do Capitão Virgulino, fazendo parte de sua guarda pessoal. Diferente de muitos cangaceiros que após o cangaço em entrevistas exageravam nas histórias e "glamourizavam" a vida bandida, Cadeeiro sempre se referia à vida errante que tinha levado como "uma desgraça. que Nossa Senhora o livrasse de entrar nela outra vez".

Muitos anos depois do cangaço, depois de cumprir pena, de volta à sua terra, Distrito de São Domingos, Buíque, Pernambuco, Candeeiro, já como "Seu Né", concedeu várias entrevistas a muitos pesquisadores, dentre eles o pesquisador e cineasta cearense Aderbal Nogueira, dono do maior acervo em vídeo sobre cangaço do Brasil.


Em uma das várias entrevistas a Aderbal (link abaixo), Candeeiro, relatou que andando com o bando do Rei do Cangaço, certa vez estava tomando banho em um rio quando foi flagrado por Lampião e Maria Bonita. Disse que não tinha notado, mas estava com a barguilha aberta e o "pavio" pro lado de fora, que Maria Bonita teria visto, apontado pro seu órgão e teria zombado dele, dizendo que "aquilo" não valia nada.

Que Maria Bonita era "mangadeira" isso é fato, mas será que ela chegaria ao ponto de ver o pênis de um cangaceiro na presença do companheiro Lampião, e ainda seria capaz de zoar com Candeeiro?


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário