Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2019

PALAVRAS E EXPRESSÕES SERTANEJAS

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.100

Esclarecendo palavras sertanejas nordestinas: aió, mata-burro e peia.
Aió. Artefato entrançado de fibra de caroá. Servia como bizaco de caçador, uso a tiracolo e alimentador de cavalos. Colocava-se milho no aió que era pendurado à cabeça do equino como ração extra para viagens. O homem que usava aió, não sendo caçador, era desprezado nos tempos dos coronéis, chamado “cabra de aió”; aquele que não vale nada, sujeito reles, ordinário, sem confiança.
MATA-BURRO. (FOTO: DIVULGAÇÃO).

Mata-Burro. Lastro de ferro vazado que se coloca sobre valeta para impedir a passagem de muares e outros animais de porte. Ainda é usado em entrada de fazendas, desvios de estradas para desencorajar a fuga ou entrada de gado por ali. Caso o animal insista poderá prender ou quebrar a pata. Esse lastro também pode ser de madeira, concreto e mesmo de aço (uso mais recente) muito mais forte e durável.  O mata-burro era muito usado na zona da Mata nos tempos dos almocreves ou tropeiros.
Existe um povoado em Alagoas, próximo a Palmeira dos Índios, que herdou o nome Mata-Burro. O povoado Mata-Burro é cortado pela BR-316.
Peia. A princípio é um objeto, relativamente curto, formado de corda volteada. É usado para ligar uma pata dianteira a uma pata traseira de cavalgaduras. Isso faz com que o animal solto não se distancie muito ao ser procurado pelo dono.
 Como segundo significado é o pênis dos animais, também extensivo ao do homem na linguagem chula.
  O pênis do touro, arrancado e limpo, colocado a secar, fica só o nervo. É chamado peia ou bimba-de-boi, muito usado pela polícia para bater nos presos. Os escravos também apanhavam de bimba-de-boi. Atribui-se a este tipo de surra, como dor intensa o que levava suas vítimas a urinarem durante a surra.
No sertão ainda se chama o homem sem caráter de “cabra de peia”, isto é, merecedor de uma surra de peia ou bimba-de-boi.
É ainda viva a expressão, “entrar na peia” em referência a surrar alguém ou, no caso referente à mulher, aguardar ato sexual. “Fulana vai entrar na peia” (chulo).
Ê SERTÃO VELHO SEM PORTEIRA!...


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário